Sarau de Itapuã recebe a 6a Mostra de Guitarra Baiana

g
Foto: Divulgação

A Casa da Música, espaço cultural administrado pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebe na próxima segunda-feira (18), a partir das 18h, a 6a Mostra de Guitarra Baiana. No palco, os guitarristas Julio Caldas, Márcio de Oliveira e Renatinho do Tapajós apresentam gêneros típicos do instrumento, como os frevos carnavalescos e choro, além de rock e temas autorais que expressam a recente produção, os expoentes e os novos caminhos sonoros da guitarrinha. A Mostra integra a programação do Sarau de Itapuã que, neste mês de fevereiro, chega à edição de número 278. A entrada é gratuita.

Projeto Cameratas da OSBA realiza concertos gratuitos em fevereiro

g
Quarteto Novo_Cameratas da OSBA / Foto: Divulgação

O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar,  retorna neste mês de fevereiro com mais 16 oportunidades gratuitas para o público interessado em conferir a programação de música de câmara da OSBA.

Conexões Sonoras anuncia grade completa com grandes encontros nos palcos Salvador

g
Nação Zumbi / Foto: Divulgação

Entre fevereiro e junho deste ano, os palcos de Salvador vão receber shows unindo grandes nomes do cenário a expoentes da música brasileira. O Conexões Sonoras, que conta com patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, deu ao público a chance de conectar artistas e montar a grade final de cada apresentação. O projeto escolheu uma atração e o público completou a programação, fazendo a combinação entre os artistas, através de votação, que ficou aberta entre 16 e 21 de janeiro, pelo site conexoessonoras.com.br.

Filme Revolta dos Búzios circula por mais três Escolas Culturais

h
Foto: Divulgação

Com o objetivo de dinamizar a cultura em escolas públicas da rede de ensino, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), exibe nos municípios de Xique-Xique, Ponto Novo e Simões Filho, o filme 1798: Revolta dos Búzios. As exibições acontecem nesta quarta-feira (13), no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Xique-Xique, e no domingo (17), no Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho, e no Colégio estadual João Durval Carneiro, em Ponto Novo, a 328 km de Salvador. A ação integra o projeto Escolas Culturais.

Cheganças, Marujadas e Embaixadas são reconhecidas como patrimônio cultural da Bahia

g
Foto: Rosilda Cruz

O Governo da Bahia publicou, nesta terça-feira (12), o decreto que reconhece as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas como patrimônio cultural imaterial do estado.  O registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas foi solicitado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), pela Associação Chegança de Marujos Fragata Brasileira, do município de Saubara, no Recôncavo Baiano. 

Revista sobre literatura brasileira lança duas edições no MAB

g


A Revista Organismo, que pauta a literatura brasileira contemporânea, lança os números 4 e 5, no próximo sábado (16), às 14h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador. As publicações contam com escritos de poetas de todo o Brasil, além de entrevistas e textos voltados para discussão da literatura produzida no país. Estudantes, professores, amantes da literatura e demais interessados, além de receberem os exemplares gratuitamente, também assistirão a uma mesa de conversa com os organizadores das publicações.

Espetáculo Pedro e o Lobo na Sala do Coro

Osba retorna com duas sessões do espetáculo Pedro e o Lobo na Sala do Coro
Após lotar sessões realizadas em outubro passado e janeiro deste ano, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) retorna neste mês com o espetáculo 'Pedro e o Lobo' nas próximas quarta (13) e quinta (14), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. A Osba revisita a obra 'Pedro e o Lobo, Op. 67 para Quinteto de Sopros com Percussão e Narrador', uma história infantil contada através da música criada pelo compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e já estão à venda nas bilheterias do TCA, nos postos de vendas dos SAC’s Barra e Bela Vista e ainda no site do Ingresso Rápido: bit.ly/2DSuCic
Clique AQUI para OUVIR

Hemoba continuam em campanha para aumentar os estoques

Unidades móveis da Hemoba continuam em campanha para aumentar os estoques
Os Hemóveis, unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), permanecem em grandes centros de circulação popular para captar doadores de sangue e reforçar os estoques estratégicos para as festas de verão e o Carnaval de 2019. Em Salvador o atendimento é realizado de terça (12) a sexta-feira (15), das 8h às 17h, no Salvador Norte Shopping e Shopping Ponto Alto. Já em Feira de Santana, o acolhimento aos interessados foi iniciado nesta segunda (11) e segue durante toda a semana no Núcleo Regional de Saúde, também das 8h às 17h.
Clique AQUI para OUVIR

Histórico do licenciamento do veículo pela internet

A partir de março, cidadão deverá acessar histórico do licenciamento do veículo pela internet
Foto: Ascom/DETRAN
A partir de março, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai deixar de enviar pelos Correios as informações sobre a data de vencimento do licenciamento do veículo, pagamento do seguro DPVAT e dívidas de multas, se houver. O cidadão poderá acessar os dados pela internet, por meio do portal de serviços do órgão (www.detran.ba.gov.br), site do SAC (www.sacdigital.ba.gov.br) e aplicativo para smartphones Detran.BA Mobile.

Procon-BA fiscaliza lojas durante a Líquida Salvador 2019

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), iniciou, nesta segunda feira (11), uma operação para fiscalizar o evento promocional Líquida Salvador 2019.
Clique AQUI para OUVIR

Detran capacita mototaxistas para qualificar atendimento no Carnaval

Foto: Carol Garcia/GOVBA
O Carnaval está se aproximando e muita gente já começou a se preparar para a maior festa de rua do planeta. É o caso de mototaxistas que atuam na capital baiana, que participam, desde a manhã desta segunda-feira (11), do curso promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) para garantir um melhor atendimento a baianos e turistas durante a folia momesca.

Carnaval Ouro Negro: Resultados preliminares de habilitação

SecultBA e Sepromi divulgam resultados preliminares de habilitação no Carnaval Ouro Negro

g

Integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy são personagens de exposição fotográfica de Christian Cravo

g
Filhos de Gandhy / Foto: Christian Cravo

Na semana que antecede o Carnaval, Salvador recebe uma exposição fotográfica e o lançamento de um livro que têm como tema um dos mais importantes ícones da cultura carnavalesca baiana, com fotos de um nome de peso das artes visuais. Trata-se da mostra Filhos de Gandhy por Christian Cravo, que terá vernissage no dia 19 de fevereiro, às 19h na Sala Mario Cravo Júnior do Palacete das Artes – espaço administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC/SecultBA) – e segue em cartaz até 31 de março.

Meriele celebra o amor e suas raízes nordestinas no disco "Sol dos Amantes"

PARALELO 15 - 10/02/2019 15h01

As raízes nordestinas da cantora marcam a sonoridade do trabalho, que também traz elementos do rock, pop e jazz
"Sol dos Amantes" é o primeiro disco da cantora pernambucana Meriele. Radicada em Brasília há 14 anos, ela traz a musicalidade de berço: é filha do cantor e compositor Paulo Matricó e da cantora Sevy Nascimento, além de ser casada com João Santana, músico e produtor brasiliense que assina três das noves faixas desse álbum de estreia.

As raízes nordestinas marcam a sonoridade do trabalho, que também traz elementos do rock, pop e jazz.

Edição e apresentação - Mônica Montenegro

Clique AQUI para OUVIR