Revista sobre literatura brasileira lança duas edições no MAB

g


A Revista Organismo, que pauta a literatura brasileira contemporânea, lança os números 4 e 5, no próximo sábado (16), às 14h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador. As publicações contam com escritos de poetas de todo o Brasil, além de entrevistas e textos voltados para discussão da literatura produzida no país. Estudantes, professores, amantes da literatura e demais interessados, além de receberem os exemplares gratuitamente, também assistirão a uma mesa de conversa com os organizadores das publicações.

Com distribuição gratuita, a publicação é um lançamento da editora homônima. Tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) , por meio do edital Setorial de Literatura 2016-18/2016, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Interessados podem solicitar via site da Amazon ou pelo Facebook.com/organismoeditora/

A revista número 4 é organizada pelo escritor, João Filho, e pela doutora em Literatura e Cultura (UFBA), Nívia Maria Vasconcelos. Já a número 5 é organizada pela doutora em Literatura e Cultura (UFBA), Clarissa Macedo, e pelo poeta, compositor e editor na editora Ogum's Toques, Guellwaar Adún.

Estruturada de forma que todas as páginas sejam destacáveis, cada leitor pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. “Esse gesto de reedição, feita pelo leitor, visa estimular e popularizar a sua compreensão como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista com as discussões sobre releituras do cânone e formação leitora”, conta o coordenador geral do projeto, poeta e editor soteropolitano, Jorge Augusto.

A Revista Organismo - “Única revista brasileira sobre literatura que conta com exemplares impressos, a Organismo tem o propósito de trançar e estimular o diálogo entre as diferentes cenas da literatura brasileira contemporânea. Para isso, publica poetas de todo o país e intensifica o trânsito entre as diferentes propostas ético-estéticas, que constroem a cena contemporânea da literatura brasileira”, explica Jorge Augusto.

Mais quatro números da Revista Organismo serão lançados em 2019, sob a organização de diversos nomes da literatura brasileira contemporânea, como Conceição Evaristo, Marília Garcia, Lívia Natália, Berimba de Jesus, Ricardo Aleixo, Nelson Maca, Rita Santana, Evanilton Gonçalves, entre outros.

A edição número zero foi lançada em 2015, organizada pelo crítico e escritor Jorge de Souza Araújo. Ao todo, serão lançados 10 números da revista, com distintas curadorias e sempre organizadas por dois diferentes poetas e/ou críticos de literatura, trazendo um conteúdo que possibilita uma cartografia mais ampla e diversa da poesia contemporânea brasileira.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço:

Lançamentos dos números 4 e 5 da Revista Organismo

Quando: Sábado, 16 de fevereiro de 2019, às 14h
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB), Corredor da Vitória, Salvador - BA
Entrada: Gratuita
Exemplares: Distribuição gratuita