CLIQUE PARA OUVIR

BNDES aprova novas condições para reconstrução do Museu Nacional


Foto: Agência Brasil

No total, serão repassados R$ 21,7 milhões, em recursos não reembolsáveis

Mourão sobre posse de armas: "Não combate a violência, atende uma promessa de campanha"


O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse que o decreto assinado por Jair Bolsonaro, no dia 15 de janeiro, que flexibiliza a posse de armas, não é uma medida de combate à violência, mas exclusivamente um atendimento à promessa da campanha. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (21). Segundo ele, a norma atingiu um meio termo, já que sofreu críticas tanto de quem apoia a posse de armas como de quem não é favorável.

Sisu abre inscrições nesta terça-feira (22)


Foto: Agência Brasil

Mais de 235,4 mil vagas serão distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país

WhatsApp limita reenvio de mensagens a cinco contatos para combater fake news

https://player.hstbr.net/radiocabriola/social
A política anterior limitava o encaminhamento para 20 contatos

Casarão da Diversidade abriga oficina de midiativismo para LGBTs

Foto: Daniele Rodrigues

Fotografia, design, audiovisual e redes sociais foram temas abordados, nesta segunda-feira (21), durante a 'Oficina de Midiativismo para LGBTs!', realizada no auditório Marina Garlen, no Casarão da Diversidade, localizado no Centro Histórico de Salvador. A iniciativa da Casa NINJA Bahia, em parceria com o Casarão, espaço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), busca incentivar a produção de conteúdos alternativos e independentes de coletivos de lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, em especial para o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro.

Segurança: Ronda Escolar inicia Operação Matrícula 2019 nesta terça-feira

Foto: Alberto Maraux

Equipes da Ronda Escolar, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), iniciam a Operação Matrícula 2019 nesta terça-feira (22), quando aproximadamente 300 instituições estaduais de ensino, distribuídas em Salvador e na região metropolitana, terão o policiamento reforçado durante o período. A ação segue até o dia 29.

Educação: Começa nesta terça-feira (22) a matrícula na rede estadual de ensino

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Começa na próxima terça-feira (22), e prossegue até o dia 29 deste mês, a matrícula para o ano letivo 2019 da rede estadual de ensino. O primeiro dia será destinado à transferência dos estudantes da rede estadual. O processo será feito presencialmente em qualquer unidade escolar ou pela internet pelo Portal da Educação. Para fazer a transferência, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem, ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.

Museus da Bahia apostam em programação especial para atrair o público no verão

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O período de alta temporada que enche cidades da Bahia de pessoas em busca de lazer e cultura motiva uma programação especial de do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que abre as portas de 11 museus com exposições temporárias e permanentes. Os museus estão espalhados pela capital baiana e cidades do interior do estado e o acesso é realizado de forma gratuita.

Verão estimula o ecoturismo na Chapada Diamantina

Fonte: Ascom/Setur

Uma das mais importantes zonas turísticas da Bahia, a Chapada Diamantina registra alta movimentação de visitantes desde as festas de fim de ano, quando a ocupação hoteleira girou em torno dos 100%. Passadas as duas primeiras semanas de janeiro, o movimento segue estabilizado em 75%, com boa perspectiva para a temporada. Há um grande número de reservas para fevereiro e março, sobretudo nos dias de Carnaval.

Desconto de 10% no IPVA é válido até 8 de fevereiro

https://player.hstbr.net/radiocabriola/social

Os motoristas baianos têm até o dia 8 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no pagamento, em cota única, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. Há ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo, conforme tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

Prorrogada a mostra de torços e turbantes de Negra Jhô no Museu Udo Knoff

s
Foto: Lucas Rosário


Devido ao sucesso de visitação, foi prorrogada até 12 de fevereiro a mostra ‘Coroa de Ouro: Torços e Turbantes’ no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho). De autoria da cabeleireira, esteticista afro e hair designer Negra Jhô, a exposição foi aberta em 20 de novembro e fez parte das atividades em comemoração ao Novembro Negro.

Festival Liga Salvador forma primeira turma do “Mestre Projetista”

s


O Festival Liga Salvador celebra a conclusão da primeira turma de alunos do projeto Mestre Projetista, uma jornada de aprendizagem em Desenvolvimento Colaborativo de Projetos Sustentáveis voltada para empreendedores da Economia Criativa, que contou com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), via edital Setorial de Economia Criativa. A programação acontece no dia 31 de janeiro, das 15h às 20h30, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris).

Movimento Cultural Viva Irará promove homenagem às ceramistas do município

s
Foto: Divulgação


O Movimento Cultural Viva Irará participa, na próxima quarta-feira (23), de uma das mais tradicionais festividades do município localizado no território de identidade Portal do Sertão. Durante a festa de Nossa Senhora da Purificação, padroeira de Irará, celebrada há mais de 100 anos, o movimento promove este ano uma homenagem às Ceramistas, categoria que gera renda e marca a cultura da cidade.

Palacete das Artes recebe exposição que retrata a finitude da vida nas lápides tumulares

s
Foto: Jomar Lima 


De janeiro a março de 2019, o Palacete das Artes receberá o projeto Ars Moriendi, que aborda os aspectos socioculturais, religiosos, artísticos vinculados a iconografia da morte. O lançamento oficial acontecerá no dia 29 de janeiro às 19h, no salão nobre.