Inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger começam em março

s
 Foto: Elói Corrêa/Secom

Na presença de gestores culturais, artistas e fotógrafos, o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, um dos mais importantes do país, foi lançado na última sexta-feira (25), na Galeria da Fundação Pierre Verger, Centro Histórico de Salvador. Na ocasião, os convidados puderam conhecer mais sobre a obra de Verger e sobre o edital do Prêmio que leva o seu nome.


A diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), Renata Dias, destacou que “a fotografia é uma linguagem que tem uma série de sensibilidades. O fenômeno da reprodutibilidade reitera a natureza da fotografia enquanto arte, pois perpetua narrativas importantes”.

Sobre a sétima edição do Prêmio, a diretora-geral destacou: “Foi extremamente importante a associação entre o Prêmio e a Fundação Pierre Verger. Além disso, o grande diferencial é a incorporação da categoria ‘Ancestralidade e Representação’, que representa o grande discurso de Pierre Verger”.

O coordenador de Artes Visuais da Funceb, Alberto Pitta, também destacou a importância da parceria com a Fundação Pierre Verger “é importante a retomada dessa parceria enquanto arte, cultura e religiosidade. O torna mais valoroso que já é”.

Alex Baradel, responsável pelo Acervo Fotográfico da Fundação Pierre Verger, disse que espera contribuir muito para a realização do Prêmio: “desejamos passar nossa experiência de organização e exposição fotográfica. Esperamos que nesse ano, mais uma vez, o prêmio seja bem sucedido. Temos a missão de intermediar a exibição entre os fotógrafos e a Funceb”.

A secretária da Cultura, Arany Santana, estava presente e reiterou a importância Prêmio. “Tive o privilégio de viajar com Pierre Verger para a África em 1987, cozinhamos juntos inclusive. Sinto-me lisonjeada por fazer parte dessa história”.

Já o vencedor da última edição do Prêmio, Paulo Luiz Coqueiro, revelou a importância da premiação para a sua profissão: “o Prêmio teve uma repercussão muito grande na minha vida, claro que o Prêmio em si não faz nada pelo profissional, mas abre muitas portas, aumentam as possibilidades. Viajei muito a partir do Prêmio, é importante esse proximidade entre os premiados e a instituição que promove o edital”.

Clique AQUI para OUVIR

Premiação – As inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger acontecerão de 22 de março a 30 de maio, via postal. Realizado pela Coordenação de Artes Visuais da Funceb, o Prêmio foi instituído em 2002 e busca dar destaque aos trabalhos fotográficos que tenham se destacado no cenário nacional. Neste ano, haverá premiação em três categorias: Ensaio fotográfico e de reconstrução histórica, com o tema Ancestralidade e Representação; Ensaio Fotográfico Documental de tema livre; e Ensaio de Inovação e Experimentação Fotográfica, tema livre.

Além dos três premiados, a Comissão de Seleção indicará artistas para participar da Exposição Coletiva e do Catálogo do Prêmio Pierre Verger. Cada um dos 15 participantes receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00 para despesas com os trabalhos a serem expostos. Além disso, três fotógrafos, um em cada categoria, serão premiados com o valor de R$ 30.000,00. Confira mais informações no edital!