Mostra Cinemas do Brasil circula o país a partir de fevereiro

s
Foto: Divulgação

A Mostra Cinemas do Brasil vai circular por diversos estados a partir de fevereiro. Mais antigo Cinema de rua do país em funcionamento, o Cine Olympia, em Belém do Pará, vai ser palco da abertura do projeto, que tem sua primeira etapa no período de 21 a 26 de fevereiro de 2019 na capital paraense.


O evento temático tem por objetivo tornar os cinemas de rua os protagonistas das histórias na tela. Coordenada por Eudaldo Monção Jr, o projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da 4ª Chamada do edital mobilidade artística e cultural. A Mostra apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria, documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos.

A próxima etapa da Mostra Cinemas do Brasil vai acontecer no município de Nazaré, no Recôncavo baiano, entre os dias 19 e 22 de março de 2019. Dessa vez o homenageado vai ser o Cinema Rio Branco. Idealizado pelo nazareno Felisberto Ribeiro Soares, o Cinema Rio Branco foi construído em estilo art nouveau. Artistas como Luiz Gonzaga, Waldick Soriano, Raul Seixas e Dalva de Oliveira passaram pelo palco do Cine Teatro, que após períodos de crise entre os anos 1970 e 1990, passou por reforma e foi reaberto reforma no ano 2000.

Serão exibidos exatamente vinte e três curtas e um longa-metragem, que encerrará a mostra. Tais trabalhos são representantes de diferentes regiões do país e cumprem um papel de expressar, sob a perspectiva do cinema, o perfil tão peculiar e complexo de um Brasil em transe, em confronto com eventos de caráter histórico - político, econômico e cultural. Isto permite a ampliação de discussões acerca do tema e possui a capacidade de revelar trabalhos de qualidade e importância singular contidas nas diferenças regionais dos “brasis”, entre outros fatores.

Clique AQUI para OUVIR

Além da Bahia e do Pará, a Mostra Cinemas do Brasil também vai passar pelo Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Alagoas e Pará.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. 
PROGRAMA MOSTRA CINEMAS DO BRASIL
DE 21 A 26 DE FEVEREIRO EM BELÉM-PA



21/02/2019 às 18H - SESSÃO ( CINEMA NO INTERIOR ) - 85 min

Cine Rio Branco - Eudaldo Monção Jr.- Nazaré/BA - 17’33’’
Cine Centímetro - Dannon Lacerda - Valença/RJ - 15’27’’
Extintos Cinemas - William Tenório - Sertão do Pajeú/PE - 13’06’’
Uma balada para Rocky Lane - Djalma Galindo - Arcoverde/PE - 20’00’’
Memórias do Cine Argus - Edivaldo Moura - Castanhal/PA - 19’50’’