Semana da Igualdade Racial é iniciada com homenagem a Mestre Moa

Igualdade

Fórum de gestores municipais da Igualdade Racial
Foto: Fernando Vivas/GOVBA
A abertura da Semana da Igualdade Racial foi realizada na tarde desta terça-feira (6), no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador. O som dos berimbaus ganhou espaço no início das atividades do evento, que homenageia o mestre de capoeira Moa do Katendê, morto após uma discussão política no início do mês de outubro. Com programação até a próxima sexta (9), a Semana da Igualdade Racial Moa do Katendê, como foi batizada, propõe o debate de políticas afirmativas na Bahia.
Serão quatro dias de atividades, com o tema central 'Integração e Consolidação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial no âmbito da Década Internacional Afrodescendente'. Promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o evento pretende auxiliar a gestão governamental no que se refere às políticas para a população negra. 

“Essa semana representa a possibilidade de aprimoramento das políticas públicas, com a valorização das experiências das comunidades tradicionais com combate ao racismo e promoção da igualdade”, comentou a secretária da Sepromi, Fabya Reis, sobre a articulação viabilizada pelas atividades.

A secretária acrescentou que a homenagem a Mestre Moa do Katendê "é uma forma de plantar a valorização de processos que são tão caros ao povo brasileiro. Mestre Moa era um grande artista, compositor, ativista da luta antirracista, defensor da democracia, um homem que valorizava a diversidade. Portanto, a gente quer, sim, reverberar a memória de Mestre Moa e os ideais que ele representa”.

Clique AQUI para OUVIR

O filho de Mestre Moa, Raniere Santos, participou da homenagem ao pai juntamente com outros capoeiristas, como o músico Tonho Matéria. “A nossa família se sente muito honrada com momentos como este. Meu pai nos deixou muitas boas lembranças e somos fortalecidos pela certeza de que devemos continuar trabalhando por este legado de luta que ele nos deixou”, afirmou Raniere. 

A Semana da Igualdade Racial integra as celebrações alusivas ao Novembro Negro e irá reunir militantes do movimento negro, gestores públicos e lideranças dos segmentos tradicionais de diversos territórios. Aberta ao público, de forma gratuita, a programação está disponível no site da Sepromi.

Repórter: Jairo Gonçalves