Lazzo Matumbi canta Melodia no TCA em noite de celebração

d
Foto: Lucas Rosário

Se a expectativa por parte do cantor Lazzo Matumbi para o reencontro com a platéia do Teatro Castro Alves era grande, o público, que lotava o foyer do espaço à espera da abertura das portas na noite desta quinta-feira (22), estava ansioso pelo show em homenagem a Luiz Melodia. "Aqui é minha casa. É muito bom voltar ao lugar onde me sinto bem. É uma satisfação ímpar", disse o cantor durante a passagem de som no palco. O espetáculo “Lazzo Canta Melodia” teve o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), integrando as comemorações do Novembro Negro.


Apresentado anteriormente em curta temporada, em setembro, no Café Teatro Rubi, o espetáculo é um sucesso de público e crítica, com ingressos esgotados em todas as apresentações. De acordo com o próprio Lazzo, “vários fãs pediram uma apresentação em um espaço maior, pois não conseguiram assistir no Rubi. E aí veio o convite do TCA para integrar a programação do mês da Consciência Negra do Governo da Bahia. Estou muito feliz”.

A felicidade do artista era a mesma do seu público. A militar Carla Gomes estava presente na platéia com alguns amigos, e destacou que estava esperando esse momento há algum tempo. “Lazzo Matumbi é a voz do Brasil. Colocar Lazzo no palco do TCA é show de bola. Ele merece esse palco”, disse ela. Já a atriz Dora Pratt levou uma amiga do México para ouvir o artista que ela conhece e não tira da playlist há mais de dez anos. “Lazzo é um exímio cantor e com o repertório de Luiz Melodia ainda melhor, sou apaixonada por Melodia e por suas canções”, explica. 

d
Foto: Lucas Rosário

Lazzo Matumbi entrou no palco às 21h e foi ovacionado pelo público, que vibrava ao ouvir canções como “Juventude Transviada”, “Surra de Chicote”, “Ébano” e “Negro Gato”, todos grandes sucessos de Melodia reinterpretados de modo particular, com arranjos refeitos e assinados pelo próprio cantor. Lazzo também dividiu o palco com a cantora baiana Aiace Felix. Os dois fizeram um dueto em “Pérola Negra” e “Farrapo Humano”.

Durante o show, Lazzo contou histórias que compartilhou com Melodia, como um episódio em que o avião do carioca estava atrasado para um show na PUC São Paulo e isso provocou a fúria do público que o recebeu com vaias que foram revertidas em aplausos quando Melodia começou a soltar a voz. Enquanto isso, da coxia, Lazzo vibrava com a performance do amigo . “Esse show é uma homenagem à vida e obra de um amigo, criador de canções incríveis e que, infelizmente, nos deixou no ano passado”, destacou Lazzo, emocionado ao relembrar o colega.

d
Foto: Lucas Rosário

Lazzo Matumbi: Com quase 40 anos de carreira, Lazzo é considerado um dos maiores intérpretes do Brasil. Bastante influenciado pela música negra mundial, foi selecionado pelo Edital Natura Musical 2019 para a reedição do disco ‘Atrás do Pôr do Sol’, que completa 30 anos em 2018 e o projetou nacionalmente. Começou a carreira no bloco afro Ilê Aiyê e depois participou da turnê mundial de Jimmy Cliff, se apresentando em diversos países. Tem parcerias realizadas com outros compositores, como Chico César, Jorge Portugal e Roberto Mendes. Lazzo é coautor de composições que viraram hits, como “Alegria da Cidade”, “Me Abraça e Me Beija” e “Do Jeito que seu Nego Gosta”, provas de que talento e sensibilidade caminham juntos.


Luiz Melodia - Cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, Luiz nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro, e faleceu em agosto de 2017. O artista começou sua caminhada na música após ver seu pai tocando em casa. Lançou diversos álbuns e fez apresentações em festivais na França e Suíça. Cantado por Gal Costa, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Cássia Eller, Zezé Motta, Luciana Mello, dentre outros artistas de renome nacional e internacional, é também considerado um dos maiores expoentes negros da cultura brasileira.

Clique AQUI para ouvir