HISTÓRIA HOJE

Há 27 anos, morria o artista que foi um dos fundadores do Novo Realismo Europeu

Em 30 de agosto de 1991, morre o pintor e escultor suíço Jean Tinguely,   um dos fundadores do Novo Realismo  – técnica que aproveita e recicla materiais do cotidiano transformando-os em obras de arte.

Os trabalhos desse artista “inauguram” uma nova corrente de representação que ficou conhecida como arte cinética –  onde há uma real introdução de movimento nas obras –, e que se tornou cada vez mais frequente a partir da década de 1950.


A obra de Jean Tinguely é uma arte de protesto que nasceu  para chocar a sociedade burguesa. Traz uma estética e um conceito próximo ao dadaísmo – movimento artístico moldado na desconstrução da arte tradicional, tendo como proposta a ideia da desordem, do acaso e do caos.

As esculturas têm funções e formas diversas e, de certa maneira, exaltam a ciência e o progresso tecnológico que marcou o pós-guerra. Mas ainda assim são consideradas por especialistas máquinas satíricas, com movimentos descoordenados.

Uma obra que ilustra a proposta de Jean é a escultura que apresentou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que teve a função de se autodestruir.

Outra obra cinética famosa e que também é assinada por ele é “A Dança Macabra”,  exposta no Museu Tinguely. No local, uma exposição permanente,  onde estão  obras, documentos relacionados à vida e ao trabalho do artista, fotografias e várias esculturas de arte cinética.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. http://radiocabriola.net/

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo

Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads