Empresários, homens e brancos são maioria entre os candidatos para eleição de 2018

Empresários, homens e brancos são maioria entre os candidatos para eleição de 2018


ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos

Lucas Pordeus León

O número de candidatos para as eleições gerais de 2018 cresceu 6% em relação ao pleito de 2014. São 27 mil 841 candidatos para disputar as 1.654 vagas. Uma média de 16 por vaga. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

O perfil dos concorrentes é majoritariamente formado por homens, brancos, empresários, com ensino superior completo e de meia idade. 70% dos candidatos são homens; contra 30% de mulheres. Este é o limite definido por lei, que prevê que 30% dos nomes das listas partidárias precisam ser de mulheres.

Já em relação à ocupação, 10% dos candidatos são empresários. É a atividade mais registrada entre os inscritos para a eleição. Em seguida, vêm os advogados, que representam 6% do total. Em terceiro lugar estão os que registram a ocupação como deputado, 4%.




Entre os partidos, o que mais registrou candidaturas foi o PSL, com 5% do total. O PSOL é o segundo com 4%. Vem na sequência o PT, o Patriota e o MDB. O PSDB, um dos maiores partidos do país, aparece em décimo segundo lugar no número de candidatos.

Em relação a cor, a maioria é formada por brancos, são 52% do total. 35% se declaram pardos e 10% se declaram pretos. Apenas 129 candidatos se registraram como indígenas, o que representa menos de meio por cento das candidaturas.

59% dos concorrentes têm entre 40 e 60 anos. 15% estão acima dos sessenta e 24% tem 39 anos ou menos.

Praticamente a metade, ou 49% dos postulantes a um cargo eletivo, tem o ensino superior completo. 28% afirmam ter ensino médio completo e 5% dizem ter ensino fundamental completo.

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads