Eleições 2018: 34 partidos vão receber recursos do fundo de campanha

Dos 35 partidos registrados no país, 34 estão aptos para receber recursos do Fundo de Financiamento de Campanha. 22 legendas já receberam valores e outros 12 vão receber nos próximos dias.

ELEIÇÕES 2018


ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos

Apenas o Partido Novo não indicou ao Tribunal Superior Eleitoral os critérios de distribuição do fundo, o que é necessário para receber a cota. Caso não apresente os requisitos, a Justiça Eleitoral vai devolver ao Tesouro Nacional os valores que deveriam ir para a sigla.

Tais critérios devem prever, por exemplo, a obrigação de aplicação mínima de 30% do total recebido do Fundo para o custeio da campanha das candidatas do partido ou da coligação.

Ao todo,  R$ 1,716 bilhão serão transferidos aos diretórios nacionais dos partidos políticos com registro no TSE. O MDB, o PT e o PSDB são as legendas que vão receber mais dinheiro.

O fundo especial foi criado durante a reforma política do ano passado. Com a proibição de doações por empresas, estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal, o fundo se tornou uma das principais fontes de receita para a realização das campanhas. A reportagem não conseguiu contato com o Partido Novo.

Danyele Soares

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads