Bolsonaro publica vídeo em que Wal nega ser funcionária fantasma

Material divulgado nas redes sociais não mostrou atividades parlamentares da ex-servidora

O deputado federal e candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, publicou um vídeo nas redes sociais em que Walderice Santos da Conceição nega ser funcionária fantasma do político. O material, gravado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo vereador Carlos Bolsonaro, tem mais de 10 minutos de duração e, em nenhum momento, Wal explica a suposta atividade parlamentar desenvolvida por ela desde 2003.
Wal diz no vídeo que está passando por uma humilhação e está sendo criminalizada poir “tentar ajudar a família a ganhar um pouquinho mais”. Ela nega ser dona da loja “Wal Açaí”, diz que o estabelecimento pertence à sua irmã, e nega prestar serviços domésticos na casa de Jair Bolsonaro na Vila Histórica de Mambucaba, no Rio de Janeiro - a não ser dar água e comida aos cachorros.
No início do vídeo, os filhos de Bolsonaro exibem regra da Câmara que permite aos parlamentares manter secretários de gabinetes em seus redutos eleitorais, mas não mostram as partes da norma que se chocam com a situação de Wal. Entre elas, a de que o cargo tem a finalidade de “prestação de serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados”.
Reportagem da Folha de São Paulo de janeiro denunciou que Bolsonaro mantinha a funcionária no cargo desde 2003, apesar da suposta servidora trabalhar, na verdade, vendendo açaí. O deputado deu diferentes versões a respeito de Wal. Alegou que quando buscou o endereço da loja de açaí descobriu que era, na verdade, da irmã de Wal. Depois, afirmou que ela estava de férias à época da reportagem da Folha. Nesta semana, reconheceu que Walderice trabalhava na loja de açaí e que dava água aos seus cachorros.

Reportagem, Thiago Marcolini

ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos

Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads