A pedido dos candidatos, púlpito de Lula é retirado do debate da RedeTV

Guilherme Boulos (PSOL) foi contrário à retirada; Jair Bolsonaro afirmou na entrada da emissora que não haveria espaço “pra bandido”.


ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos
O púlpito com o nome de Luiz Inácio Lula da Silva foi retirado do debate presidencial transmitido pela RedeTV nesta sexta-feira (18). Entre quinta e sexta, o Partido dos Trabalhadores entrou com três recursos solicitando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o ex-presidente pudesse participar da discussão, mas todos foram negados pelo tribunal. Lula está preso em Curitiba, condenado à segunda instância na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
A jornalista Amanda Klein leu uma nota da emissora explicando que, conforme decisão do TSE, Lula estava impedido de participar do evento e, por essa razão, o púlpito dele foi retirado. Ainda de acordo com a mediadora, Guilherme Boulos (PSOL) foi o único dos presidenciáveis que se opôs à retirada.
Na chegada ao estúdio, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) afirmou aos jornalistas que “não tem púlpito pra bandido aqui não”.
Bolsonaro afirmou, durante uma pergunta à Marina Silva sobre o desarmamento, que foi ele quem fez o pedido à emissora. Logo após a questão, o mediador Boris Casoy ressaltou que a decisão foi tomada por sete dos oito presidenciáveis.
A polêmica do púlpito foi levantada durante o debate também por Álvaro Dias (Podemos), que perguntou à candidata Marina Silva (Rede) o que ela achava da ausência do púlpito. Marina não defendeu Lula e também atacou importantes lideranças do PSDB.
“Um ex-presidente da república que está preso, o candidato que foi para o segundo turno nas eleições de 2014 envolvido em graves crimes de corrupção, como é o caso do senador Aécio Neves, é lamentável. Agora, o que eu vejo nesse momento é que o Brasil precisa dar uma resposta, e esse púlpito vazio já esta preenchido, pelos mesmos que já estavam no palanque anterior, no palanque do candidato do PSDB”.
No primeiro debate presidencial, realizado pela TV Bandeirantes no último dia 7, o púlpito de Lula estava no estúdio, porém vazio. Isso foi o que o PT defendia, para ressaltar a ausência do ex-presidente.

Reportagem, Ana Luiza De Carvalho

Para seguir o Jornal da Cabriola e receber nossas atualizações clique na imagem abaixo:

Se não entrar CLIQUE AQUI











Mande sua mensagem

Mande sua mensagem
Ou faça parte do nosso grupo
Instale grátis o RadiosNet e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads