Candomblé Congo-Angola é tema do Conversando com a sua História

Leitura e Memória -

Evidenciar as formas de representações religiosas e sociais do Terreiro de Candomblé Congo-Angola, em Salvador, entre 1916 a 1946, é o objetivo do professor Erivaldo Sales, na palestra do Conversando com a sua História, nesta terça-feira (23). O evento, aberto ao público, acontece na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Espaço Xisto), às 17h, e é uma iniciativa do Centro de Memória da Bahia, vinculada à Fundação Pedro Calmon/Secult-BA.

Com o título “Por uma História Social do Candomblé Congo-Angola na Bahia: contribuições do Terreiro do Bate Folha na primeira metade do século XX”, o próximo encontro do Conversando com a sua História, discutirá também a passagem do espaço terreno, enquanto propriedade, para o espaço terreiro, lugar de resistências e práticas religiosas. Além das experiências de Manoel Bernardino da Paixão, tata fundador, durante perseguições, práticas de cura, afetos e desafetos.

Sobre Erivaldo - Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com doutorado sanduíche pela Universidade Nova de Lisboa, o professor Erivaldo Sales possui ainda mestrado em Letras - Literatura e Cultura e graduação em História pela UFBA. Atualmente é professor de História e do Curso de Especialização em Estudos Étnicos e Raciais do Instituto Federal da Bahia-IFBA.

Ele tem experiência de ensino e investigações na área de História, com ênfase em História Regional e do Brasil. Atua com pesquisas sobre os temas: samba de roda, memória, cultura popular, cultura e religiosidade afro-brasileira, arte, patrimônio cultural, colonização, monarquia e república no Brasil.
O Conversando com a sua História ocorre sempre às terças-feiras e traz renomados pesquisadores para compartilhar seus estudos e experiências em diversas temáticas. O curso oferece certificado de atividades complementares, com carga horária de duas horas para os participantes.

SERVIÇO
CONVERSANDO COM A SUA HISTÓRIA - HISTÓRIA SOCIAL DO CANDOMBLÉ
Data: terça-feira (23), às 17h
Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia (Espaço Xisto)
Valor: gratuito