"TCA Instrumental" estreia as oficinas do projeto Segundas Concertantes

Cultura -

Uma série de oficinas de apreciação musical será promovida pelo grupo TCA Instrumental, com o objetivo de contribuir com a difusão, divulgação, promoção e a formação de público para a música de concerto. Trata-se do projeto "Segundas Concertantes", que estreia na próxima segunda-feira, às 13h30, no Foyer do Teatro Castro Alves (Campo Grande), com acesso gratuito.

A ideia do grupo é realizar as oficinas sempre em espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto, conquistando novas plateias, proporcionando às pessoas de todas as idades o acesso ao conhecimento musical erudito que tem sido, cada vez mais, expandido em nosso Estado, por meio de instituições como a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

AS OFICINAS - As Segundas Concertantes acontecerão duas vezes ao mês, às segundas-feiras, sendo uma das edições sempre no Teatro Castro Alves, que é a casa do grupo TCA Instrumental, formado por 10 músicos contratados em regime especial (REDA): Ana Zanata, Diogo Pimentel, Daniel Aly, Antônio Amorim (violinos), Fernanda Monteiro (violoncello), Rodolfo Lima (contrabaixo), Mariana Tudor (harpa), Sandra Romero (oboé), Jean Marques (fagote) e Stephan Sanches (trombone).

As demais Oficinas deverão circular pela cidade, em instituições como a Secult e Funceb, por exemplo. O programa das Oficinas abrange a descrição e a execução de peças de grandes compositores característicos dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo - o Barroco, Clássico, Romântico, Moderno, Contemporâneo e ainda a música brasileira. Quem comparecer às oficinas terá a oportunidade de apreciar ao vivo obras de mestres como Bach, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Brahms, Mozart, Stravinsky e os brasileiros Villa-Lobos e Luiz Gonzaga.

O grupo promoverá também ensaios abertos. O ensaio da oficina do dia 22 de maio aconteceu nesta sexta-feira (19), às 10h, no camarim 12 do TCA. O ensaio aberto da oficina do dia 29 está marcado também no camarim 12 do TCA, às 10h, do dia 26.

SERVIÇO
GRUPO TCA INSTRUMENTAL - PROJETO "SEGUNDAS CONCERTANTES" - Oficinas de Apreciação Musical
Local: Foyer do Teatro Castro Alves (Pç. 2 de Julho, Campo Grande)
Data: 22 de maio, segunda-feira Horário: 13h30
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)