Teatro Gamboa Nova tem programação diversificada em fevereiro




Foto: Diney Araujo

O Carnaval passou, mas a animação continua no Teatro Gamboa Nova, uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Música, exibições gratuitas de filmes, espetáculos teatrais, performances e muito mais embalam a programação de verão no teatro.

O espaço, que proporciona a formação de novas plateias com ingressos a preços populares e lança novos talentos, abrindo espaço também, ao longo destes anos, para oficinas de formação, traz em sua programação, ainda em fevereiro, a exposição Da Favela - um olhar sobre sentimentos debruçados nas sacadas, da fotógrafa Camila Souza, que expõe um olhar peculiar e sensível sobre a periferia de Salvador. Além disso, nos dias 21 e 28 o espaço será palco do GamBoaMúsica Pôr do Sol - A Alegre melancolia de Nelson Cavaquinho, com Enio Bernardes e Siri Catado.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

O FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Programação

Exposição: Janelas da Favela - um olhar sobre sentimentos debruçados nas sacadas.
Quando: até 28/02, nas quartas e sábados, das 15h às 20h, e domingos, de 14h às 17h.

CineGamboa: Salomão Zalcbergas
Vídeo mostra a trajetória ímpar nas artes plásticas e na vida deste grande parceiro do Gamboa Nova.
Quando: antes dos espetáculos, com autorização das produções.

Espetáculo: Ave de Areia - Laura Sarpa
Entre fragmentos de memórias e reflexões sobre o fazer artístico, a personagem dialoga sobre a possibilidade de realizar um novo espetáculo e envolver-se em novos projetos.
Quando: dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26/02, às 20h, e dias 2, 3 e 4/03, às 20h.

Espetáculo: Orí - Thiago Romero
O espetáculo promove um diálogo entre a ancestralidade africana e a contemporaneidade. Mostra o processo de encontro de uma pessoa com seu orixá, dentro da beleza do candomblé.
Quando: Dias 20 e 27/02, às 17h e às 20h.

GamBoaMúsica Pôr do Sol : A Alegre melancolia de Nelson Cavaquinho - Enio Bernardes e Siri Catado
Um passeio pelos grandes clássicos e por sambas desconhecidos do grande público, cantando e contando um pouco das histórias, da vida e da obra desse grande compositor.
Quando: Dias 21 e 28/02, às 17h.

Fonte: Ascom/Secult