Obama condena retórica “indesculpável” de alguns políticos sobre os muçulmanos

Da Agência Lusa


O presidente norte-americano, Barack Obama, que hoje (3) visita pela primeira vez uma mesquita nos Estados Unidos, condenou a retórica “indesculpável” que alguns políticos proferem sobre os muçulmanos.

“Recentemente, ouvimos uma retórica indesculpável contra os muçulmanos americanos, comentários que não têm lugar no nosso país. Não é surpreendente que a perseguição e as ameaças contra muçulmanos americanos tenham aumentado”, declarou o chefe de Estado norte-americano, durante um discurso diante dos membros da Sociedade Islâmica de Baltimore (estado de Maryland).

Obama não mencionou qualquer nome, mas as suas declarações remetem para os recentes comentários de dois candidatos à nomeação presidencial do Partido Republicano, o multimilionário Donald Trump e o neurocirurgião aposentado Ben Carson.

“Depois do 11 de setembro, e mais recentemente depois dos atentados de Paris e em San Bernardino [Califórnia], as pessoas confundiram os atos terríveis de terrorismo e uma religião como um todo”, disse Obama, salientando que atacar uma religião representa um ataque “a todas as religiões”.

Em novembro passado, os republicanos Donald Trump e Ben Carson afirmaram ter visto imagens de muçulmanos celebrando nos Estados Unidos os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Antes, em setembro, Ben Carson afirmou que nenhum muçulmano deveria ser presidente dos Estados Unidos. O neurocirurgião aposentado declarou então que o Islã não era consistente com os valores da Constituição norte-americana.

O multibilionário Donald Trump defendeu que todos os muçulmanos deviam ser impedidos temporariamente de entrar nos Estados Unidos, alegando o perigo de jihadistas infiltrarem-se no país para cometer ataques terroristas.