Por que Walt Disney criou tantos personagens animais?

The Huffington Post  |  De Todd Van Luling



Este ano marca o 50º aniversário da morte de Walt Disney, que faleceu de câncer de pulmão em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos. Mas, como a empresa de mesmo nome fundada por ele continua a dominar o imaginário popular, não faltam retrospectivas sobre a vida do famoso cartunista.

O filme Walt Before Mickey (Walt Antes de Mickey, ainda não lançado no Brasil), que estreou no último dia 5 de dezembro, data de nascimento do também ator e empreendedor, conta a história do começo da vida de Disney. Já nas primeiras cenas, o filme aborda uma questão que crianças e adultos, que se divertiram intensamente com o principal elenco de animais criado pelo cartunista, já devem ter se perguntado muitas vezes. Por que as primeiras criações da Disney são representadas por tantos personagens do mundo animal? Embora a explicação esteja muito longe da completa história por trás de personagens icônicos como Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta, parte da resposta é certamente que Walt passou alguns anos de sua infância morando com a família em uma fazenda de 16 hectares em Marceline, Missouri, entre abril de 1906 e dezembro de 1910. Foi lá que ele desenvolveu o gosto original pelo desenho — e seus primeiros retratos foram os animais que viviam próximos à sua casa.

Segundo Jim Hill, pesquisador da história da Disney, Walt dizia frequentemente à imprensa que sua primeira ilustração paga foi encomendada por um fazendeiro vizinho chamado Doc Sherwood, que pediu que o garoto desenhasse seu premiado garanhão, Rupert.

Outro especialista sobre a Disney, Lou Mongello, também disse ao The Huffington Post que os personagens originais da Disney foram inspirados no amor inicial de Walt em desenhar animais da fazenda. “Sim, quando Walt estava crescendo na fazenda em Marceline, ele muitas vezes passava o tempo desenhando — normalmente a natureza e animais que tinha visto”, disse Mongello, acrescentando que “isso continuaria a influenciar seus anos seguintes e sua carreira, como pode ser visto em seu amor pelos animais, natureza e desenhos animados (‘Bambi’, ‘O Menino Lobo’, ‘True-Life Adventures’ etc.).


Tendo dito tudo isso, Hill destacou ao HuffPost que essa narrativa tem sido fortemente explorada por Walt e sua empresa desde a criação do negócio. “Animais da fazenda sempre desempenharam um papel significativo na narrativa ‘Como Walt tornou-se Walt Disney’”, explicou Hill. “Dito isso, ao falar sobre o início da história de Walt Disney, você sempre deve ter em mente que Walt foi um contador de histórias.”

“Como costuma-se dizer, a história é escrita pelos vencedores”, Hill observou, alertando que, ao longo dos anos, a marca Disney comprometeu a narrativa com a qual normalmente relacionamos a biografia de Walt. O cartunista “às vezes ‘torce a verdade’ para tornar uma boa história ainda melhor”, Hill alega, destacando o exemplo sobre a verdadeira inspiração para a criação do Mickey Mouse.

Existe a história de que Walt dizia, algumas vezes, que a inspiração para o Mickey Mouse veio desse rato manso que ele costumava alimentar com farelos enquanto trabalhava à noite nos escritórios da Laugh-O-Gram Studios, em Kansas City, Missouri. Mas, na verdade, o Mickey foi inventado às pressas em 1928, quando Walt descobriu que Charles Mintz tinha basicamente surrupiado Oswald, o Coelho Sortudo, e então a Disney precisava de um novo personagem para começar a animá-lo assim que possível.



Walt e o também cartunista Ub Iwerks cocriaram Oswald, o Coelho Sortudo, mas perderam os direitos para a Universal. A primeira versão do Mickey Mouse é quase idêntica a Oswald, exceto pelas orelhas e nariz mais curtos e sem rabo de coelho.

"Por que Mintz e/ou a Universal Pictures não decidiram processar a Walt & Co. por arrancar [as orelhas e o rabo de] Oswald para lançar o Mickey, em 1928, nunca vou saber”, brincou Hill.

Mas, apesar de todas essas ressalvas, as sementes do amor de Walt Disney em desenhar animais começaram indiscutivelmente em Marceline, onde ainda é possível visitar o Walt Disney Hometown Museum. Como é administrado fora do grupo Disney, se você não acreditar em todos os detalhes, mas ainda assim crê em mágica, considere fazer uma peregrinação à única e verdadeira cidade da Disney.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.