Defensora dos Direitos Humanos pode ser condenada à prisão perpétua na China

HuffPost Brasil



Autoridades chinesas prenderam formalmente, nesta semana, uma das mais proeminentes advogadas ligada aos Direitos Humanos no país.

Wang Yu foi acusada de subverter o Estado, segundo sua defesa. A prisão de Wang é parte de uma repressão aos ativistas que ajudam chineses a lutarem por seus direitos legais. O marido da advogada também foi preso.

Junto com centenas de outros advogados, ela foi levada sob custódia em julho do ano passado e acusada, no mês seguinte, de incitar subversão e "causar uma perturbação". Geralmente, esse tipo de acusação é levantada contra os críticos do regime.

Sua detenção formal, no entanto, é um passo a mais: o procedimento geralmente leva a um julgamento e a uma condenação nas cortes chineses, controladas pelo Partido. De acordo com a BBC, ela pode ser condenada à prisão perpétua. Pelo menos cinco advogados de Direitos Humanos já foram presos formalmente sob a mesma suspeita.

A Anistia Internacional classificou a sentença como uma "tentativa deliberada das autoridades chinesas em algemar uma 'campeã da liberdade de expressão'".