Agora é que são elas: 50% da nova equipe da NASA é composta por mulheres

Revista Claudia




Quem disse que ciência não é coisa de menina?

Pela primeira vez na história, as mulheres correspondem a 50% da equipe de astronautas da NASA - Agência Espacial Norte-americana. E tem mais: a ideia é que elas façam parte da missão tripulada que deve ir para Marte em 2030.

São 56 milhões de quilômetros da Terra até lá e uma viagem que durará pelo menos nove meses. A tarefa é das maiores: com a descoberta recente de evidências de água líquida no planeta, as astronautas serão responsáveis por colaborar com importantes estudos científicos.

Para lidar com isso, as viajantes do espaço têm que estar nas melhores condições possíveis. No processo seletivo realizado pela NASA em 2013, algumas das exigências eram que as candidatas tivessem cidadania norte-americana; diploma nos campos de tecnologia, engenharia, ciência ou matemática; ter mais de três anos de experiência nessas áreas; condições físicas para participar dos treinos e, o essencial, paixão pela ciência.

Agora, as astronautas que saíram de uma seleção com seis mil candidatos, se preparam intensamente para desbravar o universo - e o treinamento não é moleza: inclui mergulho em grandes profundidades, jets supersônicos e voos de avião de alta velocidade.

Mal podemos esperar para vê-las desbravando o universo!