Páginas

A cidade do Salvador, passa a ter novas localidades reconhecidas como bairros.

Foto: Ilustração

Nesta terça-feira dia 1 de setembro em coletiva, o prefeito da cidade ACM Neto, fez o anúncio que a cidade terá sete novos sete bairros, ficando assim, com 170 localidades reconhecidas como bairros.

ACM Neto disse que,
"Deixaremos de ter 163 e passaremos a ter 170 bairros, com a criação de sete novos bairros na nossa cidade, quais sejam: Chame-Chame, Colinas de Peripri, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Peripiri e Vista Alegre. Vocês podem ver que boa parte desses bairros estão situados no Subúrbio de Salvador."

Proceguindo, “O Subúrbio veio crescendo de uma maneira extraordinária, onde sem dúvida é a região da cidade onde mais se condensa pessoas em suas localdiades. Essa dinâmica de crescimento e desenvolvimento do Subúrbio foi gerando novas áreas e regiões e, por isso, passam a ser novos bairros da nossa capital”, explicou o prefeito.

Concluindo, ACM Neto disse ainda que, "Quem mora no Horto Florestal sabe e diz: eu moro no Horto, assim como dizem que moram em Ilha Amarela. Nada mais natural do que esse reconhecimento, assim como o Dois de Julho, no Centro, uma das áreas mais tradicionais da nossa capital. E, portanto, Salvador a partir de hoje, passa a ter 170 bairros".

Essas medidas seguem o artigo 7 da Lei municipal 9.278/2017, aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, que vem nomeando e delimitando os bairros da capital desde 21 de setembro de 2017 quando foi aprovada.

Nessa lei, constam os critérios  a serem seguidos para criação de bairros. 

Esses critérios exigem que as localidades contem com a "existência de unidade escolar de ensino fundamental (pública ou privada), existência de unidade de saúde (geral ou especializada), existência de logradouro público que permita a circulação de veículos de grande porte e de prestação de serviços e oferta de transporte público regulamentado."

Geraldo Brandão