Foto: ilustração |
Em Manaus, uma professora da Escola de Tempo Integral Maria do Céu, localizada na zona Norte da capital, está infectada por coronavírus.
As aulas presenciais foram retomadas há apenas três dias. Segundo a equipe gestora da escola,
a servidora não apresentava sintomas e retornou ao trabalho normalmente.
a servidora não apresentava sintomas e retornou ao trabalho normalmente.
Na noite de segunda-feira (10), após um mal estar, a servidora procurou assistência médica e realizou o exame. O teste foi feito na terça-feira (11) e o resultado positivo emitido no mesmo dia.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas decidiu denunciar ao Ministério Público do Estado o risco de contaminação nas escolas e a falta de testes da Covid-19 para os trabalhadores.
Segundo a presidente do Sindicato, professora Ana Cristina Rodrigues, o caso reforça a necessidade de manter a quarentena.
O Sindicato informou ainda que tem conhecimento de outros dois casos envolvendo professores acometidos da Covid-19: um com exame positivo; e outro caso suspeito que está aguardando a realização do teste. A entidade informou que a professora da Escola Maria do Céu teve contato com outros professores na semana passada, durante a jornada pedagógica; e com alunos, na última segunda-feira, antes de sentir-se mal.
Segundo o governo do Amazonas, após a confirmação da doença na servidora, a escola passou por uma nova sanitização, principal procedimento adotado após o registro de caso positivo em ambiente escolar. Também foi iniciado o monitoramento da saúde dos estudantes e professores, conforme o Procedimento Operacional Padrão para casos de contaminação, definido previamente.
A escola funciona normalmente nesta quarta-feira (12).
A Secretaria de Educação informou que, sobre a ação do Sindicato no Ministério Público, só vai se manifestar quando for notificada.
Por: Maíra Heinen
Com Informações:
EBC, RNR, Rádio Agência Nacional.