Contas do auxílio emergencial foram bloqueadas saiba os motivos e o que fazer.

O Ministério da Cidadania ao verificar suspeita de fraudes nos cadastros de pessoas para receber o auxílio emergencial, enviou a Caixa Econômica Federal uma lista contendo 1.303.127 números de CPF para serem bloqueados.

A Caixa com isso,
teve que bloquear 51% das contas levando muitas pessoas a ficarem impedidas de receber o auxílio.

O presidente da CEF, Pedro Guimarães declarou que, "a maior parte das contas estavam sendo utilizadas por hackers que cadastravam vários pedidos usando o mesmo dispositivo. Com isso, muitas pessoas não envolvidas nessa fraude, acabaram tambem tendo suas contas bloqueadas por questão de segurança."

Sendo assim, ainda não é possível se afirmar quantos CPFs serão cancelados.

Alem dos casos de fraudes, outras contas têm problemas em "relação ao cadastro e à elegibilidade para o auxílio emergencial (fraudes cadastrais) e a Caixa não possui acesso direto a esse banco de dados. Portanto, a Caixa apenas acata a decisão do Ministério quanto a quem deve receber ou não o dinheiro", continuou Pedro Guimarães.

São 51% dos bloqueios realizados pela Caixa e foram feitos por suspeitas de fraude, já 49% deles, correspondem a inconsistências cadastrais, resultando no bloqueio do cartão Caixa Tem.
Por serem causas distintas, os dois grupos recebem mensagens diferentes.

No caso de sua conta ter sido bloqueada, você deverá seguir alguns passos para liberar ela.

Esse desbloqueio passou a valer a partir de quinta-feira dia 23 de julho e são dois procedimentos que variam a depender do motivo do bloqueio.

No caso de "bloqueio por suspeita de fraude."
Você recebe a seguinte mensagem (É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento) nesse caso, existe a suspeita de fraude.
Você deverá procurar uma agência da Caixa para comprovar sua identidade seguindo o seguinte calendário:

Será seguindo o mês de aniversário.
Janeiro, fevereiro ou março: até 24/7;
Abril ou maio: entre 27/7 e 31/7;
Junho ou julho: entre 3/8 e 7/8;
Agosto, setembro ou outubro: entre 10/8 e 14/8;
Novembro ou dezembro: 17/8 a 21/8;

No outro caso, por inconsistências cadastrais, você poderá resolver através do próprio aplicativo.

A mensagem para aqueles que tiveram bloqueio por esse motivo, virá, "Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp" e aparece no menu "Liberar acesso". Logo em seguida, outra mensagem explica que "Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO". Prossiga como indicado para ser direcionado ao WhatsApp, onde os documentos pendentes serão solicitados.

Guimarães procegue alertando que, "Vale lembrar que o link original só existe dentro do aplicativo Caixa Tem. O único aplicativo que essa informação é válida é o do Caixa Tem. Relevante isso para evitar qualquer tipo de envio de documentação dos clientes para qualquer pessoa que não esteja efetivamente analisando essa questão."

Geraldo Brandão