Eleições 2022: Inseminação das urnas eletrônicas tem início na segunda (19/9).

 Em Salvador, a cerimônia será realizada a partir das 8h, no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA

Foto: TRE - BA

 
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início, na segunda-feira dia 19 de setembro, ao trabalho de inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais de outubro.

Em Salvador, a cerimônia será realizada a partir das 8h, no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, localizado na BR-324, em Porto Seco Pirajá. Já no interior, o procedimento ocorrerá nos cartórios eleitorais, nos polos de informática do Eleitoral baiano ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais.  

Na fase de “inseminação”, as urnas eletrônicas recebem os sistemas operacional, de votação e de justificativa, assim como as listas de eleitores e candidatos. Ao final da carga, serão colocados os lacres físicos. Também é durante essa cerimônia que ocorre a verificação da integridade e da autenticidade dos sistemas.  

O procedimento segue a Resolução TSE nº 23.669/2021 e, conforme cronograma de preparação das urnas, disponível no site do TRE-BA, o trabalho de inseminação deverá ser finalizado por todas as zonas eleitorais da Bahia até 29 de setembro.

Fonte: André Cavalcanti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI). 

Ascom TRE-BA

Foto: TRE - BA