Amanhã, 9 de agosto, é o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
A data faz parte do calendário oficial da cidade de Salvador, desde 2016, Lei 9.064, para lembrar o acidente de trabalho que provocou a morte de nove operários da construção, que aconteceu em 2011, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar de um prédio que estava sendo erguido pela Construtora Segura.
As vítimas foram os trabalhadores Antonio Elias da Silva, Antonio Reis do Carmo, Antonio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos.
Para marcar a data, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia - Sintracom-BA realiza ações em duas empresas, nos dias 9 e 10/08. O objetivo é conscientizar os trabalhadores e o patronal sobre a necessidade de respeitar as normas de segurança do trabalho.
No dia 09/08, das 7h às 08:30h, será na empresa Floripark, prestadora de serviços de energia elétrica à Coelba, localizada nas Granjas Rurais Presidente Vargas.
No dia 10/08, das 7h às 08:30h, na empresa MD, obra Orquidário, no Parque Bela Vista.
As ações fazem parte da campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção - Ações Coletivas Já!”, que o Sintracom-BA realiza desde julho de 2011, para alertar os trabalhadores sobre os riscos de acidentes nos canteiros de obras e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual (EPC e EPI).
As atividades têm o apoio do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho - Forumat, Fetracom-Base, Dieese, CTB, Contricom, Flemacon, UITBB e FSM.
Mais informações com Arilson Ferreira, diretor de Saúde e Segurança do Sintracom-BA, telefone (71) 98380-3713