A campanha começa oficialmente nesta terça-feira (16)
| Foto: Agência Brasil |
A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começa oficialmente nesta terça-feira (16).
Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.
Rio de Janeiro:
Audiodescrição:
No Rio de Janeiro, nove candidatos concorrem ao cargo.
Confira lista completa:
Cláudio Castro (PL): formado em direito, tem 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado. Concorre à reeleição pela coligação Avante/DC/MDB/PL/PMN/Podemos/PP/PROS/PRTB/PSC/PTB/Republicanos/Solidariedade/União Brasil. O ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-deputado federal Washington Reis (MDB), de 55 anos, é o candidato a vice da coligação.
Cyro Garcia (PSTU): formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre e doutor em história pela Universidade Federal Fluminense. Cyro Garcia tem 67 anos, foi deputado federal eleito em 1992 e presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio. Concorre pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Sua vice é a servidora pública municipal Samantha Guedes, do mesmo partido, de 48 anos.
Eduardo Serra (PCB): é professor da Escola Politécnica e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem 66 anos e é dirigente estadual e nacional do Partido Comunista Brasileiro. A candidata a vice na chapa é a professora do ensino superior Bianca Novaes, do mesmo partido, de 45 anos.
Juliete (UP): Juliete Pantoja Alves nasceu em Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem 32 anos e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em defesa do direito à moradia. Começou a atuar na política aos 15 anos, na Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro. Atualmente é vice-presidente estadual da Unidade Popular (UP). A estudante Juliana Alves, do mesmo partido, de 30 anos, é a candidata a vice.
Luiz Eugênio (PCO): Luiz Eugênio Honorato concorre pelo Partido da Causa Operária. Nasceu em Volta Redonda, no sul fluminense, e tem 61 anos. É metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional. O candidato a vice é o motorista particular Guilherme de Lima, do mesmo partido, de 35 anos.
Marcelo Freixo (PSB): formado em história pela Universidade Federal Fluminense, foi deputado estadual por três mandatos. Em 2012 e 2016, Freixo se candidatou a prefeito do Rio. Em 2018, foi eleito deputado federal. Em 2021, filiou-se ao PSB. Marcelo Freixo concorre ao governo do Rio pela federação Brasil da Esperança, formada por PT/PC do B/PV, pela federação PSDB e Cidadania e pela federação PSOL/Rede. O candidato a vice da coligação é o vereador e ex-prefeito da cidade do Rio Cesar Maia (PSDB), de 77 anos.
Paulo Ganime (Novo): deputado federal eleito em 2018. Tem 39 anos, é formado em engenharia de produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, e tem MBA em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio. O biólogo Helio Secco, do mesmo partido, de 33 anos, é o candidato a vice da chapa.
Rodrigo Neves (PDT): tem 46 anos, foi vereador de Niterói por dois mandatos, deputado estadual e prefeito de Niterói duas vezes. Em 2000, foi eleito para o primeiro mandato como vereador. Em 2004, foi reeleito. Em 2006, foi eleito deputado estadual. Em 2012, foi eleito prefeito de Niterói. Em 2016, foi reeleito prefeito de Niterói. É candidato pela coligação Patriota/PDT/PSD/AGIR, que tem como candidato a vice o advogado Felipe Santa Cruz (PSD), de 50 anos.
Wilson Witzel (PMB): concorre pelo Partido da Mulher Brasileira. Tem 54 anos, é advogado e ex-juiz federal. Ele foi eleito governador do Rio em 2018 pelo PSC. Em agosto de 2020, foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça por suspeitas de corrupção. No dia 30 de abril do ano passado, Witzel perdeu definitivamente o cargo após a aprovação de seu impeachment pelo Tribunal Especial Misto. O advogado Sidclei Bernardo (PMB), de 42 anos, é o candidato a vice.
Atualizado com dados do TSE até 14h46 do dia 16/08/2022
São Paulo:
Audiodescrição:
Em São Paulo, dez candidatos concorrem ao cargo. Confira lista completa:
Altino (PSTU): metroviário, foi presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Ele tem 55 anos e é natural de São Luís. Sua candidata a vice é Flávia Bischain Rosa, registrada como Professora Flávia, de 37 anos, em uma chapa pura do PSTU.
Antonio Jorge (DC): nascido em São Paulo, tem 69 anos e é advogado. Ele forma chapa pura com o paulistano Vitor Rocca, de 68 anos, para vice-governador.
Carol Vigliar (UP): a professora de ensino médio nasceu em São Paulo e tem 40 anos. Ela forma chapa pura com a correligionária Rafaela Carvalho, de 33 anos.
Edson Dorta (PCO): natural de Campinas (SP), tem 50 anos e é agente postal. Tem como candidata a vice-governadora na chapa pura, Lílian Miranda, de 44 anos.
Elvis Cezar (PDT): nascido em Carapicuíba (SP), Elvis é formado em direito e foi prefeito do município por dois mandatos. Também foi três vezes presidente do Consórcio Intermunicipal Oeste e duas vezes presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento de São Paulo, que é composto por 39 cidades. A candidata a vice na chapa é Gleides Sodré, de 49 anos.
Fernando Haddad (PT): é professor universitário e cientista político, tem 55 anos. É formado em direito pela Faculdade do Largo São Francisco e doutor em filosofia. Leciona ciência política na USP. Foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo. Concorre a vice na chapa pela coligação Juntos por São Paulo (PT, PC do B, PV, PSB, PSOL, Rede e Agir) Lúcia França (PSB), de 60 anos.
Gabriel Colombo (PCB): o engenheiro agrônomo e mestre em ecologia aplicada pela Universidade de São Paulo tem 32 anos e nasceu em Durandé (MG). Participou de manifestações por moradia digna, por transporte público de qualidade, por terra e trabalho, e atuou em greves de trabalhadores. O candidato a vice na chapa puro sangue é o aposentado Mané Messias, de 53 anos, natural de São José do Rio Preto (SP).
Rodrigo Garcia (PSDB): nascido em Tanabi (SP), Garcia tem 48 anos e mudou-se para a capital paulista com 18 anos para estudar direito. Foi deputado federal por dois mandatos, três vezes secretário no governo de estado, secretário municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. É o atual governador de São Paulo. O candidato a vice pela coligação São Paulo pra Frente (SDB, Cidadania, Avante, MDB, Patriota, União, Pode, PP e Solidariedade) é Geninho Zuliani (União), de 46 anos.
Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos): servidor público de carreira, tem 47 anos e é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e graduado em engenharia no Instituto Militar de Engenharia. Fez parte da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Foi presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e ministro da Infraestrutura. A coligação São Paulo Pode Mais (Republicanos, PL, PSD, PTB, PSC, PMN) tem como candidato a vice-governador Felicio Ramuth, de 36 anos.
Vinícius Lazzer Poit (Novo): é empresário, administrador e deputado federal. Tem 36 anos e é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência com reestruturação de empresas, mercado financeiro e gestão. A candidata a vice-governadora na chapa puro sangue é servidora pública aposentada Doris Alves, 63 anos.
Atualizado com dados do TSE até 14h50 do dia 17/08/2022
Minas Gerais:
Audiodescrição:
Em Minas Gerais, dez candidatos concorrem ao cargo.
Confira lista completa:
Cabo Tristão (PMB): Paulo Tristão Pinto, 36 anos, é policial militar e também analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Disputou eleição para deputado federal em 2018. Concorre ao governo do estado pelo Partido da Mulher Brasileira. O agente postal Antonio Otavio, do mesmo partido, de 54 anos, é o candidato a vice.
Carlos Viana (PL): é senador eleito em 2018 e concorre ao governo de Minas pela coligação PL, Republicanos e PRTB. O jornalista de 59 anos é especialista em estratégia de marketing pelo CEPEAD/UFMG e professor universitário com passagens pela PUC-MG, UNI-BH e Centro Universitário Newton Paiva. O candidato a vice da chapa é o militar reformado coronel Wanderley, do PL, de 56 anos.
Indira Xavier (UP): Indira Ivanise Xavier é coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, que atende mulheres vítimas de violência em Belo Horizonte. A candidata de 37 anos disputa o cargo de governo do estado pelo partido Unidade Popular. Edna da Izidora, do mesmo partido, de 55 anos, é a candidata a vice da chapa.
Kalil (PSD): Alexandre Kalil era o prefeito de Belo Horizonte até se descompatibilizar do cargo para concorrer a governador pela coligação PSD, PSB e Federação Brasil Esperança, composta por PT, PCdoB e PV. O empresário de 63 anos foi dirigente do Atlético Mineiro e já concorreu a deputado federal. O candidato a vice é o deputado estadual André Quintão, do PT, de 58 anos.
Lorene Figueiredo (PSOL): formada em história, tem mestrado em educação e doutorado em políticas públicas. É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e tem 56 anos. Concorre pela Federação PSOL/Rede. Já concorreu a deputada federal e a prefeitura de Juiz de Fora. A candidata a vice é a bacharel em direito, assessora parlamentar na Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Minas e presidente do PSOL Ribeirão das Neves, Ana Azevedo, do mesmo partido, de 41 anos.
Lourdes Francisco (PCO): o Partido da Causa Operária lançou a professora aposentada Lourdes Francisco da Costa, de 60 anos, para o governo do estado. Ela foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Sebastião Pessoa (PCO), de 56 anos, é o candidato a vice da chapa.
Marcus Pestana (PSDB): formado em economia, tem 62 anos. Foi vereador em Juiz de Fora e deputado estadual e federal. Foi também secretário estadual de Planejamento e de Saúde de Minas. Concorre pela Federação PSDB/Cidadania e coligação com PDT. O vice-governador mineiro e economista Paulo Brant (PSDB), de 70 anos, é o vice da coligação.
Renata Regina (PCB): tem 35 anos, é fotógrafa e doula. Já disputou eleição para deputada estadual e federal. Concorre ao governo de Minas pelo Partido Comunista Brasileiro. A candidata a vice da chapa é a professora Tuani Guimarães, do mesmo partido, de 32 anos.
Vanessa Portugal (PSTU): a servidora pública municipal de 52 anos disputa o cargo de governadora pela terceira vez. Também foi candidata a prefeita de Belo Horizonte em 2004, 2008, 2012 e 2016, mas não se elegeu em nenhuma ocasião. Foi também candidata a deputada estadual em 2014, a senadora em 2018 e a vereadora de Belo Horizonte em 2020. O candidato a vice na chapa é o metalúrgico Jordano Metalúrgico, de 43 anos.
Romeu Zema (Novo): concorre à reeleição ao governo de Minas pela coligação PP / Podemos / Solidariedade / Patriota/ Avante / PMN / AGIR / DC / MDB / Novo. Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, é empresário de 57 anos. Sua primeira disputa eleitoral foi ao governo do estado em 2018. O advogado e vereador de Belo Horizonte professor Mateus, do Novo, de 41 anos, é o candidato a vice da coligação.
Atualizado com dados do TSE até 15h12 do dia 16/08/2022
Espírito Santo:
Audiodescrição:
No Espírito Santo, sete candidatos concorrem ao cargo. Confira lista completa:
Aridelmo (Novo): 58 anos, é empresário há mais de 25 anos, cofundador da Fucape Business School. Aridelmo Teixeira é também professor e fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em controladoria e contabilidade. A vice na chapa é a comunicóloga Camila Domingues, de 51 anos, também do Novo.
Audifax (Rede): tem 58 anos, é economista e foi prefeito de Serra (ES) em 2004, 2012 e 2016. Também foi eleito deputado federal em 2010. A vice na chapa da coligação Compromisso com a Vida (Solidariedade, Avante, Pros, PSOL e Rede) é Carla Andresa Nascimento Silva, a Tenente Andresa dos Bombeiros (Solidariedade), de 35 anos.
Capitão Vinicius Sousa (PSTU): 38 anos, é policial militar e nasceu em Belo Horizonte (MG). Foi candidato a prefeito de Castelo (ES) em 2016 e a vice-prefeito de Cachoeiro do Itapemirim (ES) em 2020, mas não foi eleito em nenhuma ocasião. A vice da chapa pura é Soraia Chiabai, 62 anos.
Claudio Paiva (PRTB): o terapeuta de 62 anos nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi suplente de vereador de Guarapari (ES) em 2016 e candidato a prefeito da mesma cidade em 2020. O vice na chapa é o advogado Marco Aurelio, de 44 anos, do mesmo partido.
Guerino Zanon (PSD): 66 anos, foi três vezes prefeito de Linhares (ES), sua cidade natal. Foi também deputado estadual em 2014. É o candidato da coligação com o PSD, PMB e DC. O candidato a vice-governador na chapa é o empresário Marcus Magalhães, de 55 anos, do PSD.
Manato (PL): o empresário Carlos Humberto Mannato, de 65 anos, é o candidato da coligação PTB/PL. Ele foi eleito deputado federal em 2014. O vice na chapa é o empresário Bruno Lourenço, de 39 anos, do mesmo partido.
Renato Casagrande (PSB): José Renato Casagrande, 61 anos, atual governador do Espírito Santo, nasceu no município de Castelo (ES). É formado em engenharia florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É casado e tem dois filhos. Foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. O vice na chapa é o ex-senador e empresário Ricardo Ferraço (PSDB), de 59 anos.
Atualizado com dados do TSE até 15h45 do dia 17/08/2022
Fonte: EBC
Foto: Agência Brasil