![]() |
Foto: TRE Ba |
Neste sábado dia 28 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou o sorteio das urnas eletrônicas que passarão por auditoria de verificação de autenticidade e integridade para a
realização do 2º turno das Eleições Municipais 2020, que ocorrerá nas cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana, neste domingo dia 29 de novembro.
Foram seis urnas sorteadas sendo que três passarão por auditoria de condições normais de uso e as outras três para verificação de autenticidade e integridade. Os equipamentos que foram sorteados para serem verificados são das zonas eleitorais 155ª e 156ª das seções 80 e 178 respectivamente, da cidade de Feira de Santana. A terceira urna a sorteada para passar pela verificação pertence à zona 41, seção 32, da cidade de Vitória da Conquista.
As urnas que passarão por condições normais de uso, duas são de Feira de Santana (154ª, seção 346 e 157ª, seção 255) e a terceira da cidade de Vitória da Conquista (39ª ZE, seção 181). No domingo dia 29 de novembro, a auditoria acontecerá simultaneamente às votações. Todo o processo será filmado e poderá ser consultado depois, se necessário.
Assista aqui, o sorteio na íntegra.
Transmissão da TV TREBA
Presidida pelo juiz de direito, Roberto José Lima Costa, da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica 2020, deu proceguimento às atividades dentro da logística aplicada como explicou o magistrado, "O número de urnas sorteadas para auditoria é compatível ao número de seções que integram o somatório desses dois municípios. Como o somatório de seções eleitorais integrantes ficam abaixo dos cinco mil eleitores, a própria Resolução do TSE, nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019, já determina que a auditoria deva ser feita em seis urnas. Sendo, três para auditoria de condições normais de uso e outras três para verificação de integridade".
Dessas urnas sorteadas, três deverão ser trazidas para a sede do TRE-BA para verificação normal de uso, e as outras serão auditadas no próprio local de votação.
Transmissão da TV TREBA
Completou o juiz Roberto José Lima Costa, "Tudo isso é feito para que toda a sociedade tenha certeza de que há uma completa confiabilidade desse sistema de votação eletrônica."
Com informações da Ascom-TSE Bahia
Geraldo Brandão