![]() |
Foto: TRE Ba |
O sorteio acontecerá na sala de sessões do TRE baiano, em Salvador, e será acompanhado por auditores independentes. Após o resultado, as urnas serão recolhidas de suas seções de votação e trazidas, ainda neste sábado, para a sede do TRE-BA.
A auditoria será realizada no domingo dia 29 de novembro, no mesmo horário das votações, das 07 horas às 17 horas, no auditório do Tribunal. Todo o procedimento é disciplinado pela Resolução 23.603/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre a fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
A secretária da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Tânia Regina Marques Silva, explica que, na votação paralela, os votos são registrados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. Essas urnas ficam lacradas até o domingo, quando os votos anotados em papel são gravados, um por um, nas urnas eletrônicas.
Tânia enfatiza que tudo é filmado e gravado pelo TRE-BA, que fará um comparativo entre os votos de lona e os eletrônicos. A servidora lembra que a Justiça Eleitoral promove ainda uma auditoria de sistema, sorteando outras três urnas eletrônicas entre as sete seções de Vitória da Conquista e Feira de Santana, sorteio que também é realizado no sábado dia 28 de novembro. Esses equipamentos serão auditados pelo juiz eleitoral de cada seção sorteada, nos locais de votação.
A população pode opinar sobre a confiabilidade da Justiça Eleitoral baiana, até segunda o dia 30 de novembro.
O levantamento vai dar subsídios às ações institucionais desenvolvidas pelo TRE-BA.
![]() |
Foto: TRE Ba |
Até a próxima segunda-feira dia 30/11), a população pode participar da pesquisa realizada pela Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para medir o grau de confiança na Justiça Eleitoral baiana.
No QUESTIONÁRIO AQUI – que foi disponibilizado no último dia 30 de outubro, no PORTAL AQUI e nas redes sociais oficiais do TRE-BA - é aberto ao público geral. Os participantes levarão, no máximo, três minutos para responder seis perguntas. Para participar, o cidadão não precisa ter sido atendido ou buscado os serviços prestados pelo órgão.
Realizada a cada dois anos, em períodos eleitorais, a ação faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal e objetiva aferir o nível de confiança da sociedade quanto à atuação institucional do TRE-BA.
De acordo com a Ouvidoria, até o momento, 2.882 pessoas já participaram, sendo 19% delas da capital e 81% do interior do estado. 52% dos respondentes são do gênero feminino, 46% do masculino e 2% declararam outros. A maioria (55%) possui ensino médio e tem entre 30 e 55 anos (47%).
Com informações da Ascom TRE-Ba.
Geraldo Brandão