Carnaval 2021 de Salvador não acontecerá no início do ano.

Foto: divulgação

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira dia 27 de novembro, ACM Neto anunciou que a festa de carnaval de 2021 está suspensa e que não tem data prevista para acontecer. 

Disse ACM que, "Está cancelado o evento em fevereiro e, por ora, só podemos informar o cancelamento. Não há como especular o carnaval em outra época do ano. A possibilidade do carnaval acontecer em outro momento de 2021 está condicionada a existência de uma vacina acessível a todos. Caso exista vacina, os prefeitos das maiores cidades do Brasil se unirão para um eventual calendário. Agora, nem eu, nem Bruno, (prefeito eleito de Salvador) nem ninguém pode estabelecer uma data, porque essa data dependerá da vacina."

Bruno Reis, prefeito eleito nessas últimas eleições, tambem se pronunciou durante a coletiva afirmando que, "Passada a eleição, sentamos, fizemos ampla reunião, depois fizemos uma série de consultas. Comunicar uma decisão como essa não é fácil, porque sabemos a importância do carnaval para a nossa cidade, o quanto circula de dinheiro na nossa cidade no carnaval, durante o verão. Só teremos condições de fazer o carnaval, com condições sanitárias para isso."

Continuando, o prefeito falou ainda sobre as tradicionais festas de largo que também já foram suspensas.

Disse ACM Neto, "Não haverá festa de largo. Vai ter lavagem do Bonfim? Pode ter algo simbólico. Mas caminhada, saída da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, não vai ter, a medida é válida para todas as festas populares realizadas na capital baiana."

Quanto a situação da cidade do Salvador com relação ao número de casos da Covid-19, o prefeito disse que, "Apesar de ter reativado leitos clínicos e de UTI no sistema de saúde de Salvador, não há hipótese de colapso. Não nesse momento. Os números mostram. Caso governo do Estado e Prefeitura precisem remobilizar todos os leitos, há espaço, há folga, há possibilidade de fazer. Reforço essa informação para que fique muito claro. Ninguém está acendendo o sinal vermelho, de situação de risco iminente."

Falando ainda com relação a taxa de ocupação dos leitos, o prefeito falou que, "Em função do cálculo que é feito pela quantidade de leitos que estão funcionando na cidade. Com 696 leitos instalados hoje."

Geraldo Brandão