Taxa de ocupação dos leitos em Salvador volta ao patamar de 75%.

Ilustração: mapa da cidade.
A taxa de ocupação de leitos em Salvador volta ser de 75% podendo mudar a data do início da fase 2 de abertura das atividades econômicas da cidade.

Neste domingo dia 02 de agosto, a Secretaria de Saúde do Município (SMS) divulgou que,
"o percentual de ocupação dos leitos da UTI adulta em Salvador voltou para 75%, mesmo patamar ocupado no dia 20 de julho. É a terceira alta consecutiva dos números no setor que chegou a ter 68%." 

De acordo com o cronograma baseado em protocolo de segurança elaborado pela prefeitura, através de estudos técnicos, a fase 1 (já em execução) a taxa de ocupação dos leitos terá que estar no máximo em 75% e caso chegue a 80%, poderá ser interrompido.

Nessa fase 1 foram liberados para funcionar obedecendo os protocolos de segurança, os shoppings e o comércio de rua (incluindo lojas com 200 ou mais metros quadrados).

Para a fase 2, que está mais em risco de não ocorrer devido a mudanças no cronograma devido ao aumento da taxa de ocupação dos leitos, a taxa de ocupação dos leitos deverá atingir no máximo 70%.

Nessa fase 2, estão previstas as reaberturas das academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

Na sexta-feira dia 31 de julho durante a inauguração das obras no Jardim Brasil, o prefeito da capital, Antônio Carlos Magalhães Neto declarou que, “Eu não preciso ter 5 dias consecutivos, um atrás do outro. Ontem, nós fechamos em 68%. Se hoje fechar em 71%, um dia já contou. Eu não recomeço a contagem do zero. Caso o patamar de 75% para a Fase 1 de reabertura dos shoppings seja superado atingindo 80% de ocupação dos leitos, ela será suspensa."

Caso a população não venha a entender que, essas fases nas quais a economia vai voltando a um "novo normal" não significa que a pandemia acabou, não seguindo as regras de segurança (bastante divulgadas como, uso de máscara, distanciamento social, não haver aglomerações, entre outras) nós entraremos na mesma situação de outras cidades e até países, em um ciclo de ficar abrindo e tendo que voltar a fechar tudo como já citamos em outra reportagem (relembre aqui).

Leo Prates, Secretário municipal de Saúde (SMS) de Salvador, informou neste domingo dia 2 de agosto os números registrados até o sábado dia 1 de agosto do Covid-19, o novo coronavírus na capital baiana.

Em Salvador até o momento, foram confirmados 56.812 casos da Covid-19.
Com relação ao número de pessoas curadas, já somam, 52.964 casos confirmados.
O número de óbitos já chega a 1.782 falecimentos.

Geraldo Brandão