Paralisação por tempo indeterminado dos correios.

Foto: arquivo
Como consequência de não haver um acordo entre a diretoria e funcionários, na próxima terça-feira dia 18 de agosto, os brasileiros não contarão com os serviços dos correios.

Atualizada em 03/08/2020 às 11:30 h.

Nesta sexta-feira dia 31 de julho,
a greve que vinha sendo prevista foi confirmada pelas lideranças dos trabalhadores para ter início na próxima terça-feira dia 4 de agosto por tempo indeterminado.

Os funcionários dos correios estraram em estado de greve.

Os motivos da insatisfação dos funcionários dos correios se deve as novas regras apresentadas pela diretoria da estatal, como:
Redução do bônus de férias de 2/3 para 1/3 do salário;
Diminuição do adicional noturno de 60% para 20% a hora;
Estincão do tíquete alimentação;
Mudanças na licença maternidade de 180 dias para 120 dias;
Exclusões de benefícios como o Vale-Cultura e o pagamento de multas dos funcionários.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, recebeu nesta quinta-feira dia 30 de julho um comunicado dos funcionários que haveria a paralisação por tempo indeterminado já que suas reivindicações não foram atendidas pela empresa durante as negociações.

De acordo com a diretoria dos Correios, "essas propostas visam nivelar a categoria para se aproximar mais das regras da CLT; o pacote teria a capacidade de gerar uma economia de mais de R$ 600 milhões ao ano."

Uma paralisação neste momento terá grande impacto no segmento de comércio eletrônico, que está em alta histórica desde o início da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. Muitas outras empresas tiveram que passar a trabalhar vendendo seus produtos pela internet, consequentemente com o envio desses produtos utilizando os serviços dos correios, o mesmo ocorrendo com pessoas que passaram a enviar encomendas aos seus familiares e amigos nesse período de quarentena, completou Floriano Peixoto.

Admitindo ainda que, "o caso deverá parar no Tribunal Superior do Trabalho (TST)."

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) recomenda que seja feita uma equiparação dos benefícios entre esses e os demais empregados que seguem as regras previstas na CLT.


  • Atualização em 03/08/2020 às 11:30 h.


A Fentect - Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares, anunciou hoje, segunda-feira dia 03 de agosto que a categoria entrou em estado de greve e realizará assembléias regionais na segunda-feira dia 17 de agosto para confirmar a paralisação.
Essa paralisação será por tempo indeterminado e começará na terça-feira dia 18 de agosto em todo o país.

Geraldo Brandão