FAB intercepta duas aeronaves transportando cocaína.

FAB-Força Aérea Brasileira
A denonimada Operação Ostium visa combater ilícitos nas fronteiras do Brasil pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Hoje, domingo dia 02 de agosto pela manhã, no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, foram interceptados dois aviões suspeitos.

Os caças da FAB em operação interceptou a primeira, no nordeste de Campo Grande.
A aeronave de prefixo EMB-720 Minuano cujo piloto foi obrigado a pousar em no aeroporto em Rondonópolis no Mato Grosso onde o piloto foi preso por policiais federais e 450 quilos de cocaína apreendidos.

A segunda aeronave, um modelo b-58 Baron foi interceptado no sudoeste de Campo Grande, o piloto não obedeceu e fugiu fazendo um pouso forçado em Ivinhema, na entrada da cidade de Novo Horizonte do Sul.

Uma equipe da Força Tática, com apoio do BPC (Batalhão de Choque da Polícia Militar) do Mato Grosso do Sul foi ao local porem, não encontrou o suspeito, e as buscas começaram a ser realizadas com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) e Polícia Federal de Dourados.

Foram encontrados 700 quilos da droga e o piloto acabou sendo encontrado e preso.

Segundo a FAB, essa carga apreendida é avaliada em torno de 28 milhões de reais.

Toda a carga de drogas apreendida será encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Dourados, que ficará a cargo das investigações.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso em declarações a Midiamax, afirmou que, “Atuamos em duas regiões do país, fazendo interceptações simultâneas. Comprovamos nossa capacidade de controlar múltiplas interceptações e o resultado não poderia ser melhor. Nós comprovamos que o nosso Sistema de Defesa Aeroespacial é capaz de desencadear operações simultâneas de defesa aérea onde quer que seja necessário“.

Geraldo Brandão