Acidente grave com avião na Índia nesta sexta-feira.

Foto: Ilustr
Nesta sexta-feira dia 7 de agosto, um grave acidente envolvendo um avião da Air India Express ocorreu no aeroporto da cidade de Kozhikode, no estado de Kerala na Índia.


Já são 18 mortes e aproximadamente 100  feridos contabilizados até está manhã de sábado dia 8 de agosto, entre eles, os pilotos.

Segundo Informações da Air India Express, o avião Boeing 737, transpotava 191 pessoas sendo, 184 passageiros, das quais dez são crianças, os dois pilotos e cinco tripulantes, na rota de Dubai para Kozhikode.

As primeiras pessoas a chegarem ao local do acidente foram moradores próximos da região, tentando ajudar no que era possível inclusive transportando para os hospitais pessoas que estavam feridas em seus próprios carros. Esse atendimento foi assumido posteriormente pelo serviços de emergência com médicos, paramédicos e em ambulâncias.

Esse aeroporto como alguns outros na Índia, foi cnstruído em terrenos elevados, com pouco espaço para manobras de taxiamento, o que representa um grande risco que os pilotos tem que enfrentar quando fazem a aterrissagem dos aviões.

Dois outros aviões da própria Air India Express caíram das pistas em pouco mais de dez anos.

São no mínimo cinco aeroportos, incluindo o de Kozhikode. As pistas em terrenos elevados e acidentados além do que, existem áreas bem mais baixas em torno dessas pistas e estreitamento no final das pistas de pouso e decolagem.

Arvind Singh, presidente da Autoridade de Aeroportos da Índia (AAI), disse em entrevista à PTI que, "as pistas de aterrissagem existem em quatro aeroportos operados por ela.  Eles estão em Kozhikode, Mangalore (Karnakata), Shimla (Himachal Pradesh) e Pakyong (Sikkim).
O aeroporto Lengpui, em Mizoram, que está com o governo do estado, também possui pista elevada.
A estatal AAI opera 137 aeródromos, incluindo os por meio de joint ventures."

Um piloto sênior da Air India que não quis se identificar, disse que, "a automação pode não ajudar no caso de pistas elevadas.  Há também a questão da ilusão de ótica, onde a pista pode parecer mais próxima, enquanto na verdade estaria mais longe. Não há muita zona tampão ao contrário das pistas normais."

Segundo um alto funcionário regulador declarou, "existem pistas elevadas em diferentes partes do mundo e somente quando o comprimento da pista for menor, pode haver problemas com o pouso de aeronaves.  No caso do aeroporto de Kozhikode, a pista tem cerca de 9.000 pés, que é bastante longa."

Acrescentou ainda que existem pistas de pouso e decolagem assim em alguns aeroportos, tanto no norte quanto no sul da Índia e que os pilotos geralmente são informados sobre essas pistas e várias de suas restrições."

Consta no relatório do Tribunal de Inquérito sobre a queda do avião no aeroporto de Mangalore em maio de 2010, que, "haviam três aeroportos elevados no país de onde operam vôos regulares em Mangalore, Kozhikode e Lengpui. Devido ao terreno ondulado e às limitações de espaço, esses campos de aviação exigem habilidade e cautela extras durante a realização de operações de vôo."

"O perigo de underhooting e overshooting, em particular, pode levar a situações graves, como foi o caso neste acidente", complementa o relatório afirmando que, "As pistas elevadas têm um problema de vias de acesso ao redor dos aeroportos, que podem precisar ser usadas em caso de acidentes com os aviões."

Citando dados da ICAO, esse relatório também disse que, "A maioria dos acidentes ocorre durante as fases de pouso e decolagem, com um grande número de saídas e chegadas de vôos e considerando essa fase de viagens (pouso e decolagem) das aeronaves, uma inclinação descendente na área da pista pode piorar o resultado. Portanto, é recomendado que as inclinações descendentes como as obtidas em Mangalore sejam trazidas ao mesmo nível da superfície da pista. Isso também precisa ser garantido em todos os aeroportos elevados do país".

O que temos relatado com relação ao avião da Air India Express que caiu nesta sexta-feira dia 7 de agosto segundo a AAI em suas declarações é que, "O avião pousou a cerca de 1.000 metros do início da pista do aeroporto de Kozhikode antes de se partir em dois pedaços.
A aeronave, um Boeing 737-800 durante o pouso ultrapassou a pista e caiu 35 pés em uma ladeira antes de se quebrar em dois pedaços.  O piloto do vôo IX-1344 não conseguiu avistar a pista na primeira tentativa de pouso devido às fortes chuvas. Um porta-voz da AAI disse que a pista 28 estava em uso e na primeira tentativa de pouso o piloto não conseguiu avistar a pista e solicitou a pista 10."

Continua a AAI, "O piloto então dirigiu o avião para a pista 10 e veio do outro lado, citando informações do Controlador de Tráfego Aéreo (ATC). O porta-voz disse que a aeronave pousou perto da pista de taxiamento 'C', que fica a aproximadamente 1.000 metros do início da pista 10. O comprimento total da pista é de 2.700 metros. Estava chovendo no aeroporto e que a visibilidade no momento do pouso era de 2.000 metros."

Arvind Singh, presidente da AAI, declarou que, "As investigações estão em andamento. Estamos monitorando a situação e o aeroporto estará operando normalmente em breve. Tambem existe uma instalação alternativa em Nagpur sendo estudada."

Com informações da TOI,

Geraldo Brandão