Missão Xavante dando continuidade às ações de combate à pandemia da COVID-19, o novo coronavirus, está levando assistência médica e insumos para auxiliar a população indígena.
É uma iniciativa em conjunto dos ministérios da Defesa e da Saúde.
Até domingo dia 02 de agosto, nessa primeira fase, está previsto atender aproximadamente nove mil indígenas da etnia Xavante. Esses residem nas aldeias localizadas no entorno dos Polos Bases de São Marcos e Campinápolis.
Esses Polos fazem parte do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante, e está situado em Barra do Garças, no estado do Mato Grosso.
São 24 profissionais de saúde das Forças Armadas, de Hospitais e Organizações Militares de Curitiba, do Rio de Janeiro e de Brasília que estarão atuando.
Fazem parte, médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que reforçam o atendimento médico local realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI Xavante.
Serão levados para a região, 3 toneladas entre medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes para Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde.
Toda essa operação terá como base Aragarças , no estado de Goiás no Batalhão de Infantaria Motorizado.
Contará com apoio aéreo de dois Helicópteros do Exército Brasileiro, nos quais os profissionais de saúde se deslocarão diariamente, da base de Aragarças até os locais pré-estabelecidos pela coordenação da missão, de acordo com as necessidades de cada região em acordo com as lideranças indígenas locais.
Esse atendimento médico especializado prestado nas aldeias tem o objetivo de evitar o deslocamento dos indígenas para as grandes cidades que nesse período de pandemia do coronavírus já se encontram com número elevado de pacientes.
Com a realização de testes rápidos para COVID-19 irá ajudar no diagnóstico da doença em Terras Indígenas da etnia Xavante.
Os indígenas irão receber tratamento para os sintomas leves da doença e orientação sobre isolamento social assim como o de uso de Equipamentos de Proteção Individual para evitar a propagação da Covid 19 entre eles.
Fonte: EBC/RNR
Geraldo Brandão