Bailes infantis no Carnaval do Pelô

Carnaval

Bailes infantis garantem diversão para a criançada no Carnaval do Pelô

d
Foto: Aline Simonetti/Secult BA



O Carnaval do Pelourinho é um espaço para diversidade e abarca uma série de ritmos e públicos de todas as idades. No Pelô, a família pode brincar unida e sem pagar nada. Os pequenos foliões podem se divertir com tranqüilidade em uma série de Bailes Infantis que vão de sábado (02) a terça (05), no Largo Pedro Archanjo, sempre a partir das 15h30.

Alerta Geral comemora 25 anos no Carnaval da Bahia

Carnaval

Alerta Geral abre quinta-feira do samba e comemora 25 anos no Carnaval da Bahia

s
Foto: Edson Ruiz 


Em 1994, no auge do movimento da Axé Music e com a predominância dos blocos de trio, comandados por grandes estrelas da música baiana, os amigos Guilherme Simões e o atual presidente José Luis Lopes, mais conhecido como Zé Arerê, tiveram a idéia de levar para cima de um trio elétrico uma banda de samba. De acordo com Zé Arerê, o propósito era “resgatar a força e o espaço do samba no carnaval soteropolitano”. Assim, nascia o Bloco Carnavalesco Alerta Geral, considerado a “força do samba”, que, tradicionalmente, às quintas-feiras, abre o desfile dos blocos de samba, enchendo a avenida de charme e elegância.

A MÚSICA DO DIA: Dia Nacional do Livro Didático

A Música do Dia é "O Caderno", de Toquinho

Livro didático é o livro usado nas escolas para ajudar o estudante a aprender. O professor ensina com apoio de um livro, os estudantes acompanham o ensinamento pelo livro, que pode ser rasurável ou não.

Carnaval no Pelô

Programação do Pelô traz pré-carnaval e bandas de percussão

s
Foto: Rosilda Rosário
“Já é carnaval no Pelôooo, cidadee... Acorda pra ver...”. O novo arranjo na letra da música do cantor Gerônimo Santana dita bem o ritmo frenético da diversificada programação do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, onde uma animada prévia da folia baiana já pode ser conferida por baianos e turistas. As atrações incluem desde as antigas marchinhas da Banda Armandinho, Dodô & Osmar até os gritos de carnaval comandados por artistas como Amanda Santiago e Márcia Short, com apresentações do Cortejo Afro, Ricardo Chaves e Banda, além de muito samba, percussão, afoxé e blocos afro.  

Atrações selecionadas para o Carnaval do Pelô são divulgadas

sw

Os resultados da curadoria artística do Carnaval do Pelô foram divulgados, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), nesta quinta-feira (21).  Dentre os selecionados, estão projetos como Aya Bass, que une as cantoras Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna, e Carnavália a Trois, com Duda Beat, Hiran e Illy, shows solo de artistas e bandas como Sine Calmon, Skanibais e OQuadro, e grupo infantis como PUMM – Por Um Mundo Melhor e Canela Fina. A programação da folia no Centro Histórico deve ser divulgada nos próximos dias.

Festivais em homenagem ao poeta Castro Alves

Prorrogadas as inscrições para os festivais em homenagem ao poeta Castro Alves

Foram prorrogadas até 08 de março as inscrições para a 18ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e para o 5º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves que acontecem gratuitamente todos os anos no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), local onde nasceu o poeta baiano em 1847, em Cabaceiras do Paraguaçu, localizada no Recôncavo baiano (a 170 km de Salvador). Os interessados têm até 08 de março para realizar a inscrição no PHCA ou pelo telefone (75) 3681-1102; de segunda a quinta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Bloco Fique de Olho, no Pelô

No Pelourinho, Bloco Fique de Olho alerta sobre importância de denunciar trabalho infantil e exploração sexual

O último desfile do “Bloco Fique de Olho”, que reforça a importância de denunciar o trabalho infantil e a exploração sexual, chega ao Pelourinho, em Salvador, na próxima terça-feira (26), a partir das 14h. O bloco tem concentração marcada no Elevador Lacerda e seguirá até o Largo Quincas Berro D’água. A ação é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

A MÚSICA DO DIA: O escritor Mário de Andrade morreu em 1945

A Música do Dia é "Viola Quebrada", na voz de Pena Branca, Xavantinho e Ná Ozetti

Mário de Andrade publicou 24 livros em vida. O primeiro livro dele se chama "Há uma Gota de Sangue em Cada Poema".