Primeiro Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba acontece em Salvador

h

No próximo sábado, dia 24 de novembro, ocorrerá o “Primeiro Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba”. O encontro no Largo Tereza Batista, Pelourinho, reunirá vocalistas, musicistas, compositoras, produtoras, fotógrafas, cinegrafistas, DJs, técnicas de som e outras profissionais que atuam no front e no backstage. 

O Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba irá acontecer uma vez ao ano e em cada edição trará o nome de uma personalidade de grande importância para a resistência feminina no samba. Esta primeira edição será dedicada à cantora Beth Carvalho, madrinha do samba, que dará sua bênção, e contará com mais de 400 artistas em todo o território nacional.


A roda vai acontecer simultaneamente em diversos estados e já estão confirmadas as cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Londrina (PR), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP) e Maceió (AL). O encontro também vai acontecer na vizinha La Plata, na Argentina.

Em Salvador, o evento trará artistas da cena cultural baiana, como: Ana Paula Albuquerque, Claudia Cunha, Gal do Beco, Juliana Ribeiro, Mariella Santiago, Clécia Queiroz, Grupo Samba de Comadres, Lila Brasileiro, Matilde Charles, Tainah, Savanah Lima, Rebeca Tárique, entre outras, vão participar da Roda. Com produção local de Janaina Costa e Danielle Freire, o ato conta com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura, e se caracteriza como um ato em prol do samba feminino.

O projeto idealizado pela cantora Dorina Barros tem como estratégias: aumentar a visibilidade das mulheres, estimular sua mobilização, ampliar suas redes de contato e unir suas forças. A abertura oficial da roda será às 17h (horário de Brasília, em Salvador às 16h), com transmissão ao vivo de todos os estados via redes sociais.
-----------------------------------------------------------