PT defende Constituinte para discutir reforma política

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), defendeu hoje (28), na comissão especial que analisa a reforma política, o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, o fim da reeleição para os cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos) e mandato de cinco anos.

Ele representou o presidente do PT, Ruy Falcão, na audiência pública da comissão, que, de manhã, ouviu o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer.

Sibá manifestou-se a favor da manutenção do sistema proporcional para a eleição de deputados e vereadores, mas com lista pré-ordenada pelos partidos, e defendeu a realização de um plebiscito para que a sociedade se manifeste a respeito da reforma.

Na opinião do líder petista, a reforma política só será possível com uma constituinte convocada exclusivamente para tratar da reforma política. Ele disse aos deputados que integram a comissão especial que estava apresentando a tese defendida pelo seu partido. “Se não houver consenso, devemos discutir [a reforma política] em uma constituinte.”

- Assuntos: financiamento de campanha, Constituinte, reforma política, Sibá Machado