BTCA tem programação especial no Novembro Negro


O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) celebra o Novembro Negro, mês em que se marca o Dia Nacional da Consciência Negra, com uma programação especial. As atividades enfatizam a dança afrobrasileira, gênero que caracteriza a arte da dança da Bahia e que se expressa no cotidiano criativo da companhia.


Totalmente gratuita, a programação inclui uma aula pública, além da estreia da coreografia 'Lugar de Preta: Uma Conversa Performática Autobiográfica', apresentações de 'Pacífico' e uma edição especial do projeto 'Roda de Diálogos'.

A aula pública de Dança Afrobrasileira Contemporânea será ministrada pelo bailarino e pedagogo Agnaldo Fonsêca, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 21, das 18h às 20h. O aulão é aberto a qualquer pessoa interessada, para que todos possam experimentar conceitos e práticas das danças de expressões negras.

Performance autobiográfica

Nos dias 22 e 23, às 20h, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe a estreia de 'Lugar de Preta: Uma Conversa Performática Autobiográfica', solo de Luiza Meireles. Num formato em que a dança, a palavra e o vídeo são utilizados como linguagens para conversar com o público, a bailarina revelará os caminhos percorridos em sua trajetória de mais de 25 anos de atuação na dança profissional.

Luiza vai tratar também da falta de representatividade na sociedade e no universo da dança na vida de uma menina preta que sonhava em ser bailarina. A estreia será acompanhada da coreografia 'Pacífico', de Paullo Fonseca.

As apresentações terão canto ao vivo, com a participação especial, no primeiro dia, de Gilmar Sampaio, membro do BTCA, com músicas de matrizes africanas, e, no segundo dia, da cantora lírica Inaicyra Falcão, com uma performance vocal fruto de suas pesquisas sobre as tradições Yorubá.

Filha de Mestre Didi e neta da Ialorixá Mãe Senhora, do Ilê Axé Opô Afonjá, Inaicyra pesquisa as artes da cena ligadas a recriações de matrizes africano-brasileiras em uma visão contemporânea. Durante o mês de novembro, inclusive, o MAM-BA exibe a exposição 'Mestre Didi – Ancestralidade e Resistência'.

'Pacífico' também passará pelo Circuito Afro-Brasileiro do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), no dia 19, às 16h, no Centro de Cultura de Jequié, e no dia 23, às 17h, na Praça das Artes, no Pelourinho.

Roda de Diálogos

Para fechar a programação, no dia 28, às 18h, mais uma edição do 'Roda de Diálogos – O Bailarino em Pauta' será apresentada na Sala de Ensaio, no Piso C – Ala A do TCA. Idealizado e coordenado pelo bailarino Agnaldo Fonsêca, integrante do Núcleo de Pesquisa do BTCA, o projeto é uma iniciativa voltada para a valorização e dinamização das atividades da companhia. Desta vez, Paullo Fonseca fará um bate-papo performático em torno do seu solo 'Atlântico'.

BTCA

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves é um corpo artístico estável do TCA, equipamento da Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult). O dançarino, coreógrafo, produtor e professor Antrifo Sanches é o atual diretor artístico da companhia.

Fonte: Ascom/TCA