Abertura oficial do Novembro Negro reúne Bando de Teatro Olodum e Lazzo no TCA

Novembro Negro


Camila Souza
Foto: Camila Souza/GOVBA
As atividades que integram o Novembro Negro da Bahia, calendário pioneiro de mobilizações do movimento negro, foram apresentadas no Teatro Castro Alves durante a abertura oficial do Novembro Negro, na noite desta quinta-feira (8), que contou com a apresentação do Bando de Teatro Olodum e do cantor Lazzo Matumbi. Ao longo do mês acontecem caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, homenagens a heróis e heroínas da luta do povo negro, a exemplo do líder quilombola Zumbi dos Palmares, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi)

A Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê também faz parte da programação do calendário da Sepromi, e foi aberta na terça-feira (6), no Hotel Sol Victória Marina, reunindo militantes do movimento negro, gestores públicos e lideranças dos segmentos tradicionais de diversos territórios para debaterem e levantar proposições acerca das políticas afirmativas na Bahia.

A secretária da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, falou sobre a série de eventos que estão sendo realizados durante o mês de novembro. “Nós estamos hoje com essa grande abertura, uma aula-espetáculo, temos o convidado Lazzo Matumbi, que nos presenteia com sua arte. Durante o mês temos um conjunto de ações da Década Internacional Afrodescendente, além da nossa parceria com o movimento negro da Bahia, que no próximo dia 20 vai realizar um conjunto de caminhadas, atos políticos e processos de formação. É um mês em que teremos feira de inclusão produtiva, capacitações e oficinas para refletir os 130 anos da abolição da escravatura e celebrar a memória de resistência dos heróis de Búzios que neste ano completa 220 anos”.

Clique AQUI para OUVIR


Ator do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington disse que estar no palco do TCA é um privilégio para qualquer ator. “E o Olodum é um ícone mundial da resistência. A banda, o grupo cultural, é uma arte de transformação e de reflexão. Nesse espetáculo a gente está afirmando que a nossa história é recheada de lutas, não é uma história de baixar a cabeça. E hoje estamos celebrando a memória de Zumbi dos Palmares”.

Para Jorge Washigton, o Novembro Negro é um trabalho educativo. “O Brasil é um País muito ingrato, nossa história não é contada nos livros didáticos, quem tem feito isso por mais de 40 anos de forma brilhante é o movimento negro, que tem mostrado e reafirmado essas datas. O 20 de Novembro hoje só é conhecido por causa da luta do Movimento Negro. Hoje temos o Mês da Consciência Negra, estamos na Década Internacional da Afrodescendência, instituída pela ONU, são momentos que marcam nossa trajetória”.

O fotógrafo Josafá Araújo foi assistir ao espetáculo. “O Novembro Negro se tornou um marco para a população negra. E demarcar hoje, no TCA, com um espetáculo do Bando e um show do Lazzo é pontuar mesmo na cidade que a nossa demanda precisa estar marcada na história. A Bahia sempre tem a régua e o compasso no processo de construção das políticas públicas a partir da base, das comunidades de terreiro, nos bairros mais populares”.


Sobre o dia 20 de novembro


O dia 20 de novembro foi instituído como o ‘Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra’ em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil colonial. O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana;

A programação com palestras continua nesta sexta-feira no Hotel Sol Victória. Quem quiser saber mais sobre esses eventos, datas horários e locais, pode acompanhar no site da Sepromi.

--------------------------------------------------------------------
Teatro para seu evento


09.11.2018 – Sexta-feira

08h – 10h Oficina de Sistematização de Documento Conclusivo Lucy Góes/Gabriele Vieira (Sepromi) e Relatores(as);

10h – 11h Atividade Cultural Leitura do Documento Conclusivo Assinatura dos Termos de Colaboração para Regularização Fundiária das Comunidades de Fundo e Fecho de Pastos Matildes Charles (Cantora) Dra. Fabya Reis Secretária de Promoção da Igualdade Racial Dra.Renata Rossi Coordenadora de Desenvolvimento Agrário;

11h- 12h Cerimônia de Encerramento Dra Fabya Reis – Secretária de Promoção da Igualdade Racial e Autoridades presentes.


Repórter: Raul Rodrigues