Museus programam atividades especiais para o Dia das Crianças

Atrações pretendem alegrar a criançada em cidades espalhadas por todo o país

Foto: Ibram
Os museus de todo o país estão com uma programação especial para o Dia das Crianças. De 12 a 14 de outubro, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, vai apresentar o “Museu de Brincadeiras”. O intuito será fazer uma viagem a gerações passadas, destinada para crianças de 7 a 14 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, por meio de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos. O evento vai ser acessível para pessoas com deficiências visual e auditiva.
O Museu Regional Casa dos Ottoni, no município de Serro, em Minas Gerais, vai abrir as portas durante todo o mês para piquenique, brincadeiras e leitura no jardim do local. Além disso, o Museu do Diamante, em Diamantina, vai promover uma gincana no espaço nesta quarta-feira (10).

Até quinta-feira (11), o Museu Regional de São João del-Rei, também em terras mineiras, vai fazer apresentações de fantoches e do Teatro de Palhaças, baseados em lendas indígenas. No dia 11, também vai ter a abertura da exposição “Sobre Bichos”, que mostrará imagens da fauna brasileira.
Já o Museu das Bandeiras, em Goiás, vai animar a criançada com oficinas voltadas para os mitos e lendas brasileiras, com atividades lúdicas e criativas, através de brincadeiras populares até esta quinta-feira (11).
No Maranhão, o Museu Casa Histórica de Alcântara, em parceria com o Museu Histórico de Alcântara e a Casa do Divino, realiza até 19 de outubro a ação “Museus: entre contos e brincadeiras”. Lá, as crianças vão participar de contação de histórias, dinâmicas e brincadeiras culturais, com foco no patrimônio cultural e ambiental de Alcântara.
Na capital pernambucana, o Museu da Abolição vai promover no dia 13 de outubro a ação Aguarézinho - Festejos de Contos, com música, contação de histórias, dança, brincadeiras e africanidade.

Reportagem, Cintia Moreira