Jovens eleitores são maioria no Norte; Sudeste concentra eleitorado mais velho

Tribunal Superior Eleitoral mostra perfil do eleitorado em cada região do Brasil

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro. A região Norte possui o maior percentual de jovens eleitores do país, enquanto o Sudeste concentra o eleitorado mais velho. A maior parte das mulheres aptas a votar estão no Nordeste do país.
Segundo o TSE, são mais de 13 milhões de eleitores com idades entre 16 e 17 anos no Brasil, o que representa 1% dos eleitores com voto facultativo. O estado que se destaca nessa faixa etária é Roraima, com 2,9% de jovens eleitores. Na sequência, aparecem Amapá (2,7%) e Acre (2,3%).
Já os eleitores com 70 anos ou mais somam 12 milhões em todo país, o que corresponde a 8,2% do eleitorado brasileiro. A região com mais eleitores nesse recorte é a Sudeste, com 6 milhões de brasileiros. O Rio de Janeiro é o estado com maior proporção do eleitorado mais velho, com cerca de 11% do total.
As mulheres são a maioria do eleitorado em todas as regiões brasileiras, mas no Nordeste a proporção é maior: 52,8%. O Distrito Federal possui o maior eleitorado feminino, com 53,8% do total, seguido por Rio de Janeiro com (53,7%) e Pernambuco (53,6%).
Com a colaboração de Andressa Ribeiro, reportagem Tácido Rodrigues

#Eleições2018

ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos