TSE recebe comitiva de dez países africanos interessados no sistema de votação brasileiro

A visita foi realizada atendendo a um pedido do embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye, que também atua como coordenador da Austral

Uma comitiva formada por dez países africanos participou, no último dia 13, sexta-feira, de um encontro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer o sistema eletrônico de votação brasileiro. Representantes de Angola, de Botswana, do Malawi, de Moçambique, da Namíbia, da República Democrática do Congo, da África do Sul, da Zâmbia e do Zimbabwe foram recebidos pelo assessor Internacional do TSE, Ciro Leal, e também pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI), Giuseppe Janino. 
A visita foi realizada atendendo a um pedido do embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye. Ciro Leal falou aos visitantes sobre o sistema eleitoral brasileiro de forma geral. Ele explicou como são eleitos os representantes políticos, falou acerca da diferença entre eleições gerais e eleições municipais e tratou dos cargos que estarão em disputa em 2018. Também abordou outros assuntos relativos ao aspecto institucional e às funções desempenhadas pela Justiça Eleitoral. Na visão dos representantes do TSE, de forma geral, esses países têm grande interesse no sistema eletrônico de votação e, portanto, é bastante recorrente essa manifestação no sentido de querer conhecer nosso sistema para, eventualmente, implantar sistema semelhante em seus países.

Com informações do TSE, reportagem, Storni Jr.