Saiba como prevenir doenças do inverno

Temperatura baixa faz com que o organismo fique mais vulnerável aos vírus

Com a chegada do inverno, o metabolismo do corpo humano acelera para tentar compensar a temperatura externa, fazendo com que a imunidade da pessoa diminua, deixando o organismo mais vulnerável a doenças.
De acordo com o otorrinolaringologista Stênio Ponte Dias, a temperatura mais fria faz com que as doenças respiratórias sejam mais frequentes.
“Nesta época de frio, as pneumonias, gripes, bronquite, asma e rinite - que são doenças de via aérea respiratória - costumam aumentar. Lembrando que em algumas cidades do país, além da temperatura mais baixa, a umidade relativa do ar é outro fator agravante para estes sintomas de vias aéreas. Além disso tudo, problemas cardíacos e problemas de humor, que realmente alteram nesta época também por motivos adversos.”

É importante ressaltar também que se você tiver sintomas como coriza, febre, tosse seca e dor muscular por mais de 48 horas, é preciso buscar um médico. Segundo o otorrinolaringologista Stênio Ponte Dias, é preciso tomar algumas medidas para não adoecer com facilidade.
“A gente sabe quando vai mudar a temperatura, a gente sabe quando vai mudar a umidade relativa, então, trabalhar em cima da prevenção. Tomar de 2 a 3 litros de água; dormir bem, 8 horas por dia; usar agasalhos; evitar ambientes fechados, como cinema, aglomerados, shopping, porque isto tudo faz com que a pessoa tenha mais contato pessoa a pessoa; e o uso de vitamina C ajuda a ter uma imunidade mais favorecida.”
Outra parte do nosso corpo que merece um cuidado a mais no inverno é a nossa pele. Esta época do ano faz com que a pessoa tome banhos mais prolongados, com água mais quente, o que, segundo especialistas, não faz bem para pele.
De acordo com o dermatologista Orlando Morais, além disso, se a pessoa usar com frequência esponjas para aumentar a limpeza da pele, pode diminuir o manto lipídico, que é uma espécie de barreira protetora da pele.
“Além de reduzir mais este manto lipídico, ele também tem o atrito com a pele. Este atrito com a pele, muitas vezes, faz com que, na verdade, a gente tenha coceira. Então, a gente tem o paciente que acabou de tomar banho, já sai do banho com muita coceira na pele e ele vai e coça a pele. Quando ele coça a pele, acaba, na verdade, agravando mais ainda, porque ele está desestruturando mais a pele.”
Fazer exercícios também proporciona vitalidade ao corpo e reforça o metabolismo para o combate a doenças. Além disso, quando o tempo está seco, muita gente utiliza o umidificador de ar. Só que não são todos os lares que se preocupam com a manutenção deste equipamento. Com isto, há um acúmulo de poeira, o que pode causar mais doenças. Por isto, é indicado colocar a tradicional bacia com água ou uma toalha molhada no ambiente.
Outra dica é lavar as mãos com frequência, para evitar os vírus que vêm do contato com pessoas ou locais infectados. Lembrando que ambientes limpos e arejados não oferecem meio para manutenção e proliferação de vírus.
Então, o ideal é tirar sempre a poeira que pode estar em móveis, aparelhos eletrônicos, brinquedos e no próprio chão.

Reportagem, Cintia Moreira