População brasileira deve parar de crescer em 2047, aponta IBGE

A projeção é que a população deverá cair gradualmente, atingindo cerca de 228,3 milhões habitantes em 2060

Foto: EBC
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o número de brasileiros deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas.
Depois disso, nos anos seguintes, a população deverá cair gradualmente, atingindo cerca de 228,3 milhões de habitantes em 2060. É o que explica o demógrafo do IBGE, Tadeu Oliveira.
“O que a gente tem observado já há alguns anos, e a pesquisa veio para atualizar isso, é a velocidade do declínio da fecundidade, esse número de filhos que as mulheres brasileiras tem tido nos últimos anos, ele continua caindo. Por um outro lado, a gente tem um aumento nas esperança de vida, que leva um envelhecimento populacional. Então, a combinação deste declínio do número de nascimentos com o aumento desses óbitos por conta do envelhecimento, ele vai chegar neste ponto em 2047, que há este cruzamento entre o número de óbitos e o número de nascimentos.”
O sociólogo Rodrigo Prando afirma que, em 2060, nós teremos uma geração de idosos cuidando de "super idosos", e isso vai demandar planejamento, tanto para os indivíduos da sociedade civil, como do governo.
Você pode ouvir música de qualidade enquanto lê nosso Jornal
“Você vai ter uma população que vai demandar de serviços públicos. Você vai ter a questão da Previdência. Você vai ter que fazer projeções para moldar aquela sociedade a uma presença maior de idosos. E convenhamos, a sociedade brasileira não está adaptada às pessoas que tem necessidades especiais e aos idosos. Nós seremos uma geração de idosos cuidando de super idosos. Idosos na casa dos 100 anos.”
Segundo a pesquisa do IBGE, além da queda do nível de fecundidade, projeta-se que o padrão etário de fecundidade por idade da mulher, também se altere. Isto quer dizer que se em 2018 a idade média em que as mulheres têm filhos está na casa dos 27 anos, em 2060 deverá chegar a quase 29 anos.
Hoje em dia, alguns estados têm a taxa de fecundidade total acima da média nacional. Eles são: Maranhão, Espírito Santo, Paraná, Goiás e todos os estados da região Norte do país.
Já em 2060, Roraima deverá continuar com a maior taxa de fecundidade, seguido por Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já as menores taxas de fecundidade deverão ser registradas no Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Reportagem, Cintia Moreira