Livres Livros, dois anos como sinônimo de leitura para todos

Cultura -

O projeto Livres Livros tem como referência a Fundação Americana Little Free Library e atua com o objetivo de dar acesso a leitura de forma gratuita, dialogando com a comunidade e com a participação da sociedade numa troca de livros infinita: Deixe um livro, Leve um livro, esse é o lema nas unidades de mini bibliotecas Livres Livros instaladas em áreas públicas da cidade do Salvador, Mata de São João e Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Idealizado por Raissa Martins, o movimento Livres Livros virou realidade com investimento próprio, sua experiência profissional e apoio de voluntários. A motivação foi a vontade de fazer algo relevante para o coletivo e a paixão por livros. “Minha maior realização é descobrir que o brasileiro gosta sim de ler, é conhecer pessoas incríveis que são invisíveis a sociedade apesar da atuação relevante em suas comunidades, é conhecer e agregar pessoas em torno de algo que acredito, é preciso gostar de ler para ter acesso ao conhecimento”, explica Raissa, que lidera o movimento desde maio de 2015.

MINI BIBLIOTECAS

As mini bibliotecas Livres Livros tem estrutura simples, propositalmente, para aproximar o público e deixar claro que a atividade é “livre”. Locais de grande circulação, como praças e espaço públicos, são escolhidos para as instalações das unidades Livres Livros. Assim, os exemplares de diversos gêneros literários ficam à disposição da comunidade do entorno, permanentemente e sem burocracia.

A ideia é estimular a sociedade a doar livros e a visitar as unidades para que elas se tornem auto sustentáveis com um rodízio livre de livros entre as unidades e a comunidade. Nos locais onde as unidades são instaladas ainda são estimuladas a realização de atividades literárias ou culturais que promovam a integração na comunidade e estimulem a leitura.

Um público formado por pais e filhos, jovens e adultos prestigia diariamente as 35 minibibliotecas Livres Livros espalhadas por Salvador, além de Mata de São João e em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Está prevista a instalação de mais três unidades ainda no primeiro semestre de 2017, em parceria com o Governo do Estado, nos seguintes locais: Hospital Geral do Estado, Hospital da Mulher e Hospital do Subúrbio.

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Desde outubro de 2016, o movimento Livres Livros mantém no Shopping Bela Vista uma sede, voltada para troca e doação de livros, espaço de leitura, realização de oficinas, contação de histórias, entre outras atividades de fomento à leitura, além de ser possível adquirir os produtos do movimento, colaborando para a manutenção e crescimento do mesmo.

CANTINHO DA LEITURA

Montado no Parque da Cidade, o “Cantinho da Leitura Livres Livros no Parque” está em funcionamento desde novembro de 2016. A iniciativa busca reunir em um espaço lúdico obras de diversos autores, além de receber ao longo de todo um ano encontros com autores, contação de histórias, palestras e oficinas gratuitas. Entre os convidados que já marcaram presença podem ser destacados os escritores Renata Fernandes, Mabel Veloso, Sandro Sussuarana, Emília Nuñez, o grupo sócio-musical DM de Boa e Paullet Furacão - militante LGBT e primeira transexual a ocupar um cargo público no estado.

Aliado a isso, foram instaladas cinco minibibliotecas Livres Livros no Parque da Cidade, customizadas por estudantes de escola pública da comunidade de Santa Cruz, cada qual com uma temática diferente: livros infantis, romance, livros técnicos, temas sustentáveis e literatura de forma geral, principalmente de autores baianos. A manutenção das estruturas e reposição de livros são realizadas ao longo dos meses. Uma vez por semana, há reposição de 150 livros, totalizando ao final de um ano uma média de 7.200 livros disponibilizados pela gestão do movimento apenas no Parque da Cidade.

“Queremos criar um grande movimento coletivo de incentivo à leitura em que todos participam, cuidando das minibibliotecas, arrecadando e doando livros, legitimando os espaços públicos como áreas de convívio social e tornando a leitura um hábito comum entre as pessoas”, destaca Raissa. O projeto Cantinho de Leitura Livres Livros é patrocinado pela Braskem e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado, através do “Fazcultura”, tem apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Parque da Cidade Joventino Silva.

A MAGIA DOS SONHOS

O livro, intitulado “A Magia dos Sonhos”, conta a história da jornada do Livres Livros, retratando uma menina que deseja transformar o mundo em um lugar melhor. Esta é a primeira obra literária infantil lançada por Raissa Martins. O livro traz toda a delicadeza e talento de Rebeca Silva na ilustração, e será publicado de forma independente com 100% da receita revertida para manutenção e continuidade do movimento Livres Livros.

Correspondendo a essência da iniciativa, a obra esteve disponível no site de financiamento coletivo, Kickante, para tornar possível sua viabilidade com a participação da sociedade. Quem contribuiu com o livro receberá recompensas com dedicatórias, livros autografados, uma minibiblioteca Livre Livros feita à mão em feltro, marcadores de livros, dentre outras.

PRESENÇA EM EVENTOS

Quem frequenta os espaços públicos da cidade, certamente já esbarrou numa destas mini bibliotecas livres ou ganhou poesias sussurradas ao pé do ouvido. Livres Livros participa de eventos como Feiras, Festivais e Seminários promovidos por Universidades com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da Leitura, de iniciativas de benfeitorias públicas promovidas pela sociedade civil e do livro numa sociedade.

PATROCINADORES

O projeto é um exercício de cidadania, já que a unidade passa a fazer parte do espaço público onde está instalado e os livros estão sempre disponíveis para os leitores sem restrição ou burocracia. Isso faz com que cada cidadão seja responsável pela manutenção do Livres Livros, e principalmente, um agente distribuidor da mensagem que “a leitura pode estar ao alcance da mão” e “que o bem público é de responsabilidade de todos, afinal é de todos nós”.

A grande motivação é empreender em prol da sociedade, com foco no hábito saudável que a leitura pode ser. A gestão do projeto, além de alimentar as unidades semanalmente, arrecada livros, promove ações de sensibilização para o propósito do movimento, realiza manutenções periódicas nas mini bibliotecas e gera um ciclo de boas influências na sociedade.

Livres Livros é um projeto de cunho social e gratuito, que precisa estabelecer parcerias com o setor privado para seguir firme e forte e conseguir se fazer presente em outros bairros da cidade. Conta com o apoio do poder público em algumas das etapas do processo.

MAIS SOBRE LIVRES LIVROS

O projeto surgiu com base na crença de que a leitura exerce um forte poder de transformação na vida das pessoas. Além de poder conhecer novos mundos e culturas, os livros despertam a imaginação do indivíduo através do aprendizado e informação sobre diversos temas.

O Livres Livros tem apoio da sociedade civil, poder público e empresas privadas. Ter empresas que acreditam no empreendedorismo social como ação transformadora para a sociedade, é fundamental para que projetos como Livres Livros funcionem plenamente gerando impacto social de longo prazo, melhorando a vida de todos. Livres Livros tem projeto aprovado pelo FAZCULTURA, que é um programa de parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT e a Secretaria da Fazenda – SEFAZ (ambas do Governo do Estado da Bahia), com o objetivo de promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia.