Festival de cinema "Mulheres em Cena" comemora 13ª Semana da Europa

Cultura -



A Sala Walter da Silveira recebe programação do Festival de cinema "Mulheres em Cena", de 11 a 17 de maio, com entrada franca. O evento chega à sua 13ª edição com uma programação cultural intensa em mais 12 capitais brasileiras. Em Salvador, as atividades se desenvolvem numa parceria entre o Goethe-Institut, a Aliança Francesa e o Instituto Cervantes. O festival reúne 13 filmes de 13 diferentes nacionalidades.

Com curadoria de Lorena Quintas e Rafaella Rezende, que fizeram um recorte que privilegia as mulheres no cinema, a mostra oferece filmes europeus premiados e dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. "Após um longo período de opressão, violência e discriminação, graças ao surgimento do movimento feminista, as mulheres ganharam voz e representatividade política para avançar socialmente e conquistar direitos civis. As mulheres hoje têm mais liberdade e espaço que em tempos passados, no entanto, há um longo progresso a ser feito em direção às conquistas de igualdade de gênero", afirma a dupla de curadoras. A seleção amplia um debate sobre a importância de um espaço de expressão, visibilidade e reflexão da mulher dentro da sétima arte.

O festival é realizado pela Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de Países Membros da União Europeia (EUNIC Brasil) e pela Delegação da União Europeia no Brasil, a Semana da Europa

Entre os filmes dirigidos por mulheres, está o espanhol "De sua janela à minha", de Paula Ortiz, que traz o olhar feminino por trás das câmeras, perspectiva ainda pouco prestigiada no mundo do cinema. Obras baseadas em mulheres reais, como da artista dinamarquesa Marie Krøyer e da pensadora alemã Hannah Arendt, além da comovente história de Marcela, da República Tcheca, inspiram e exemplificam mulheres corajosas, influentes e capazes de superar o preconceito e a supremacia masculina.

A independência e a luta pela igualdade são bem retratadas também no filme dos Países Baixos, "A excêntrica família de Antônia", de Marleen Gorris, no qual mulheres exercem o seu poder de escolha para seguir o próprio caminho.

Completam a lista as produções "Nossa estrangeira" (França), "O menino na ponte" (Chipre), "Mamãe e outras figuraças da família" (Hungria), "O caminho de Halima" (Croácia), "Belleville Baby" (Suécia), "Amália - O filme" (Portugal), "Tigres na cidade" (Eslováquia) e "Pânico" (Eslovênia).

SERVIÇO
Festival de cinema "Mulheres em Cena"
Quando: 11 a 17 de maio (quinta a quarta-feira), horários variados
Onde: Sala Walter da Silveira
(Rua General Labatut, 27 - Barris)
Entrada franca