"Conversas Plugadas" recebe o jornalista Ricardo Ishmael

Cultura -
Foto: Magali Moraes



Uma noite literária vai movimentar a próxima edição do projeto Conversas Plugadas, que terá como convidado o jornalista baiano Ricardo Ishmael, repórter e apresentador de televisão que agora estreia também como contista, lançando o livro "O curioso destino de Rita Quebra-Cama". O bate-papo com o público, seguido da sessão de autógrafos, vai ser na quarta-feira, dia 10 de maio, às 19h, no Foyer do Teatro Castro Alves, com acesso gratuito. Ambientado no sertão nordestino, "O curioso destino de Rita Quebra-Cama" (144 páginas, edição da Solisluna Design Editora) reúne sete contos de ficção e trata de temas universais como a disputa pela posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas e lendas populares.

Criado há 10 anos pelo Teatro Castro Alves, o Conversas Plugadas conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult/BA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia, e tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a sociedade e profissionais de excelência no campo das artes e literatura.

O LIVRO - Violência, tragédia e realismo fantástico estão presentes, em maior ou menor grau, em quase todas as narrativas de "O curioso destino de Rita Quebra-Cama", que também traz aspectos pitorescos da vida no sertão contados de forma ágil, direta. "São temas amplos, universais, que tratam da condição humana, dos limites a que nos vemos submetidos nesse tempo-lugar que é, ao mesmo tempo, real, duro, sofrível, mas, também, mítico, poético", diz o autor, que falará sobre sua experiência profissional e as vivências adquiridas como escritor.

A obra é ricamente ilustrada com desenhos, fotografias e xilogravuras do consagrado artista plástico feirense Juraci Dórea. O prefácio é assinado pelo jornalista Roberto Appel, diretor de jornalismo da TV Bahia. Já a orelha e a contracapa foram escritas pela poetisa Mabel Velloso e pelo poeta e cantador Xangai, respectivamente. Sobre a sua expectativa, Ishmael afirma: "Quero que o livro chegue efetivamente ao sertão, aos lugares e às pessoas que me inspiraram, incentivaram. Meu desejo é que as histórias alcancem não apenas os lugares maiores, mas, também, as localidades mais longínquas deste sertão".

O AUTOR - Ricardo Ismael, 36 anos, é natural de Serrinha, cidade do semiárido baiano. Descobriu nos livros, ainda criança, uma paixão que o acompanharia desde então. Passou pela faculdade de Licenciatura em História da UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana e, logo em seguida, formou-se bacharel em Jornalismo pela UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. Conheceu as técnicas de roteiro para TV, cinema e vídeo numa pós-graduação lato sensu oferecida pela Faculdade Jorge Amado, em Salvador. Trabalha desde 2001 na Rede Bahia de Televisão, afiliada à Globo. Já ocupou as funções de estagiário e produtor de reportagem e há sete anos é apresentador-titular do telejornal Jornal da Manhã, da TV Bahia, além de repórter e editor.

SERVIÇO
"CONVERSAS PLUGADAS" APRESENTA:
RICARDO ISHMAEL - jornalista e apresentador de TV
Bate-papo e lançamento do livro "O curioso destino de Rita Quebra-Cama"
Local: Foyer do Teatro Castro Alves
Data: 10 de maio, quarta-feira
Horário: 19h
*Valor sugerido: R$ 40
ENTRADA GRATUITA