Incêndio em SP

Incêndio destrói cerca de 60 barracos de comunidade em São Paulo
São Paulo - Bombeiros trabalham no rescaldo do incêndio que atingiu a favela Vila Alba, zona sul de São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)Rovena Rosa/Agência Brasil
Cerca de 60 barracos foram atingidos na comunidade Vila Alba, na rua Manuel Cherem, no Jabaquara, zona Sul de São Paulo, próxima à avenida Roberto Marinho, informou a Defesa Civil do município. O incêndio começou por volta das 5h e foi controlado duas horas depois, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que já fez o trabalho de rescaldo no local.

Segundo o comando da operação, a temperatura ainda é quente na área, mas não há mais perigo. Vinte homens trabalham no resfriamento dos materiais incendiados e 10 viaturas dão apoio à ação. O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve feridos.

A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social do município, Eliana Victoriano, informou que 50 famílias foram cadastradas, mas que não será preciso criar abrigos, pois todas afirmaram terem para onde ir, seja casa de familiares ou vizinhos. “Mesmo assim, vamos ceder colchões e cobertores para todos e auxiliar na retirada de novos documentos, porque a maioria saiu sem conseguir pegar nada”, disse.

Alguns moradores ainda tentam retirar pertences que puderam salvar, mas outros perderam tudo, como é o caso de uma moradora não quis se identificar. Ela contou que estava em casa dormindo com quatro filhos e acordou com gritos de vizinhos avisando sobre o fogo. “Nós saímos com a roupa do corpo. Não deu tempo nem de pegar documentos. Parece que passou um caminhão por cima de mim, estou em choque."

O eletricista Francisco Xavier Santos teve mais sorte, porque o incêndio não atingiu sua casa, mas ele, que também acordou com os alertas de fogo, conseguiu sair do barraco e tirar a família. “Foi o tempo de pegar as crianças, documentos e salvar alguns pertences. Mas tem gente que infelizmente não conseguiu pegar nada”.

Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil Edição: Maria Claudia