Veja as estratégias de Cunha para aprovação do impeachment

POR NOTÍCIAS AO MINUTO


De acordo com interlocutores, Eduardo Cunha decidiu votar impeachment de Dilma no próximo domingo, às 14h, para ser "carregado nos braços do povo"


Adversários declarados, Dilma Rousseff e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) passaram os últimos dias montando estratégias para o dia da votação do impeachment no plenário da Câmara dos Deputados. Cunha afirmou que a votação será no próximo domingo (17) às 14h.

Diante da possível decisão de deputados contra o impeachment de faltarem à sessão, Cunha já definiu um ritual. A intenção é fazer sucessivas chamadas nominais dos faltosos, com a leitura do nome, partido e Estado do parlamentar, como forma de deixar clara a manobra

De acordo com informações divulgadas pelo portal Pragmatismo Político, Cunha manifestou a aliados que irá começar a chamada nominal dos votantes pela região Sul, deixando os deputados do Nordeste e do Norte, mais simpáticos a Dilma, para o final. O objetivo é criar uma onda pró-impeachment durante a votação e constranger aliados do governo.

A expectativa do presidente da Câmara, dizem aliados, é a de que a essa altura já haja uma maioria consolidada pela abertura do processo de impeachment, principalmente pelos votos das regiões Sul e Sudeste. Presidente da Câmara também pretende colocar telões do lado de fora do Congresso e pode inflar ânimos de manifestantes.

A decisão de Eduardo Cunha de votar o impeachment no domingo tem a ver com o desejo do presidente da Câmara de que o processo seja televisionado, ao vivo, com forte audiência e manifestações nas ruas em todo o Brasil. A Rede Globo e a Record, já anunciaram, inclusive, o cancelamento de suas programações para a transmissão da votação.