Percentual de biodiesel na produção do óleo diesel subirá para 8%

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura



A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (23) a lei que aumenta a mistura de biodiesel no óleo diesel de 7% para 8%. "Todos nós ganhamos com isso: a agricultura familiar, a agricultura comercial, as usinas produtoras de biodiesel, o consumidor no Brasil e o meio ambiente. Ao ganhar o meio ambiente, ganha toda população brasileira. E espero que nessa flexibilidade de combinação, nós tenhamos também preços mais baratos para o combustível", disse a presidenta.

Desde 2008, a utilização do combustível renovável é obrigatória no Brasil e vem crescendo ao longo dos anos. Com a mudança na legislação, a cota obrigatória do biodiesel será alterada em um ponto percentual para os próximos doze meses, a contar de hoje.

De acordo com o projeto aprovado no Congresso Nacional, a quantidade do biodiesel na produção do diesel vai ser ampliada para 10% no prazo de três anos, ou seja, até março de 2019. Segundo o cronograma, a partir do ano que vem até 2018, o percentual deverá ser de 9%.

Para a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, o aumento da mistura traz efeitos econômicos, sociais e ambientais, como menor importação de diesel fóssil, redução das emissões de poluentes cancerígenos presentes no diesel e queda nas emissões de gases de efeito estufa e gás carbônico.