'O Estranho Mundo de Jack', clássico de Tim Burton, vira um adorável (e sombrio) livro ilustrado

HuffPost Brasil  |  De Caio Delcolli



Aos 20 e poucos anos de idade, o cineasta Tim Burton escreveu um poema e o manteve guardado. Isso aconteceu em 1982. Quase uma década depois, a história que o poema conta virou uma animação em stop motion, produzida por Burton e dirigida por Henry Selick: O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), cujo lançamento aconteceu três dias antes do Halloween de 1993.

Na ocasião da produção do gótico, porém amável longa, hoje um clássico cult, Burton lançou um livro ilustrado com a história. Neste ano, a Editora Cobogó o publica no Brasil pela primeira vez.

Com palavras e ilustrações assinadas pelo próprio cineasta – que recentemente ganhou uma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo – a história de como Jack Esqueleto (no filme, "Jack Skellington"), cansado da rotina de pregar sustos, sequestra o Papai Noel para assumir o lugar do bom velhinho e distribuir presentes na Terra das Bruxas ("Halloween Town") – o que acaba causando ainda mais pavor, pois os presentes são grotescos.

Veja abaixo algumas ilustrações de O Estranho Mundo de Jack:











O livro tem 48 páginas, custa R$ 48 e foi traduzido por Lucas Viriato. Chegou às lojas nesta quarta-feira (9).